Inaugurada reforma no Foro Trabalhista de Canoas
Foi inaugurada hoje (13/4) à noite a reforma do Foro Trabalhista de Canoas. A obra, que resulta do investimento de mais de R$ 800 mil, abrangeu o Prédio A da unidade, o qual tem área construída de 800m². A solenidade teve presença de diversos magistrados, servidores, autoridades locais e representantes de instituições e entidades.
Pronunciaram-se, por ordem, o Juiz Diretor do Foro, Luiz Fernando Bonn Henzel, o Presidente da Amatra4 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região), Juiz Luiz Antonio Colussi, a Presidente da Subseção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Neusa Maria Rolim Bastos, e o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Desembargador Carlos Alberto Robinson. Além de destacarem a conquista para a comunidade e para os servidores que a reforma representa, todas as manifestações deram espaço para um tema: a criação de novas varas do trabalho em Canoas. Introduzido o assunto pelo Juiz Diretor, que externou o desejo da unidade em contar com novas varas para dividir o grande volume de processos (mais de seis mil ingressaram nas três VTs locais em 2009), a Amatra4 e a OAB/RS garantiram seu apoio ao pleito.
O Presidente do TRT-RS incentivou todos interessados nesta ampliação a mobilizarem-se por sua concretização, inclusive pela via do contato com as instâncias competentes para sua realização. O magistrado destacou ainda que já teve início a elaboração do projeto que proporá a criação de varas do trabalhoAbre em nova aba, a serem instaladas justamente nas unidades de maior movimentação processual.
Estavam dentre as autoridades presentes os Desembargadores João Ghisleni Filho (Presidente anterior do Tribunal, em cuja gestão começou a reforma) e Milton Varela Dutra, a Procuradora-Chefe da 4ª Região Trabalhista, Silvana Ribeiro Martins, o Juiz-Diretor do Foro de Canoas, Cristiano Vilhalba Rodrigues, A Juíza do Trabalho Elisabete Santos Marques, os Juízes do Trabalho Substitutos Renato Barros Fagundes, Aline Doral Stefani Fagundes, Daniela Elisa Pastório e Ricardo Jahn, e os Magistrados do Trabalho aposentados Teresinha Maria Delfina Signori Correia e Paulo Orval Particheli Rodrigues.