Tribunal promove culto de congraçamento religioso
Um culto de congraçamento religioso realizado nesta segunda-feira (13/12) no saguão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul serviu à celebração de Natal e do Ano-Novo e ao encerramento das atividades da instituição em 2010 (a Justiça do Trabalho estará em recesso de 20 de dezembro a 06 de janeiro). Os magistrados e servidores presentes ouviram mensagens dos líderes religiosos do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre.
Ahmad Ali, representante do Centro Cultural Islâmico do Rio Grande do Sul, abriu as manifestações pregando que evitemos os conflitos, as perseguições e restrições da liberdade. “O mais importante é o diálogo na busca de soluções”, resumiu.
O Babalorixá Clóvis do Xangô, Diretor do Conselho da Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros, anunciou que 2011 será regido pelo orixá Oxum (“dona da nossa emoção”) e também pelo orixá Xangô (“dono da nossa Justiça”). – É um ano em que as emoções estarão aflorando à pele e poderemos ter grandes debates, controvérsias e polêmicas, mas sempre regidos pela amorosidade de nossa mãe Oxum – previu.
A representante da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Cristina Canovas de Moura, convidou todos a buscarem exercer, além do trabalho, uma atividade voluntária, “pois isto é importante para todos nós”. Também convocou os presentes a esforçarem-se no sentido de não “coisificar o Natal”, mas sim de torná-lo uma festividade de “mais amor, mais carinho e mais atenção”.
– Precisamos de muitos momentos para cairmos em nós e refletirmos sobre o que passou e sobre o que está por vir. Nos tornamos conscientes de que sozinhos somos impotentes – afirmou o Pastor Carlos Dreher, representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Ao final, os religiosos procederam à benção araônica aos presentes e, concluindo o evento, a Oficina de Desenvolvimento Musical da Justiça do Trabalho da 4ª Região apresentou-se.