Reunião do Conematra discute a Formação Continuada de Magistrados
Realizaram-se nos dias 12 e 13 de abril no TRT da 15ª Região, em Campinas, a 32ª Assembleia Geral Extraordinária e Reuniões de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), reunindo cerca de 50 dirigentes e assessores pedagógicos de Escolas Judiciais de tribunais trabalhistas de todo o País para discutir a formação continuada dos magistrados, agora tornada obrigatória por resolução da Enamat.
O Conematra é atualmente presidido pelo juiz Carlos Alberto Zogbi Lontra, Coordenador Acadêmico da Escola Judicial do Rio Grande do Sul. A 4ª Região foi igualmente representada pelo Diretor da Escola Judicial, Desembargador Denis Marcelo de Lima Molarinho, bem como pela Vice-Diretora da FEMARGS, Juíza Inajá Oliveira de Borba.
O evento foi aberto pelo presidente do TRT 15, desembargador Renato Buratto, que é também coordenador do Coleprecor. Logo após, ocorreu a reunião de trabalho dos dirigentes e assessores das Escolas Judiciais, com a presença da assessora pedagógica do Conematra, doutora Acácia Zeneida Kuenzer, que dissertou sobre o papel das Escolas na formação continuada de magistrados, tema central do encontro.
Na manhã de sexta-feira, os magistrados, reunidos em assembleia, deliberaram a posição do Conematra a respeito das Resoluções 9 e 10 do Enamat e os encaminhamentos dela decorrentes. A pauta da assembleia incluiu também a deliberação sobre relatório de grupo de trabalho acerca do Concurso Nacional para a Magistratura. Paralelamente, os assessores participaram de oficinas de trabalho no Plenarinho do TRT.
O primeiro dia do encontro foi marcado ainda por uma bela homenagem do Conematra ao desembargador Jose Antonio Pancotti, diretor da Escola Judicial da 15ª Região, que se aposentará compulsoriamente no próximo mês.