Inaugurada nova sede da Vara do Trabalho de Torres
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Maria Helena Mallmann inaugurou, na tarde de sexta-feira (10), o novo prédio da Vara do Trabalho de Torres. Situado na Rua Pará, 1351, o espaço foi projetado especialmente para a ocupação da unidade judiciária. Em seu pronunciamento, a desembargadora destacou as muitas parcerias que resultaram na concretização de uma antiga reivindicação da comunidade:
“É uma garantia de que não sairemos mais daqui e se for necessário, podemos criar uma segunda Vara”, afirmou a presidente, que estava acompanhada pela vice-presidente, desembargadora Rosane Serafini Casa Nova e a corregedora regional, desembargadora Cleusa Regina Halfen.
A prefeita Nilvia Pinto Pereira, lembrou a importância da Justiça do Trabalho para o estado democrático de direito e assegurou que a parceria iniciada há nove anos, não se encerrará com a troca de endereço.
O juiz titular da Vara de Torres, Cláudio Scandolara, destacou que o novo espaço permitiria não apenas a atividade jurisdicional. “A partir de agora teremos aqui, um corredor cultural para o município”, explicou, sobre o espaço inaugurado. Em todos os pronunciamentos, foi reconhecida a integração do magistrado à comunidade. O presidente da OAB-subseção de Torres, Ivan Roque Sá Brocca, ao saudar a nova sede da VT, elogiou o estilo do magistrado, segundo ele, “trazendo consigo cultura jurídica a Torres”, disse.
Na solenidade foram homenageados – com uma placa alusiva à data - o desembargador aposentado e ex-presidente do TRT4, Carlos Alberto Robinson e o prefeito de Torres, na época da instalação da Vara do Trabalho, José Batista da Silva Milanez.
Por quase nove anos a VT de Torres ocupou um espaço cedido pela Prefeitura Municipal, situado na Rua Joaquim Porto, 801. A área inaugura tem 718m², distribuídos em dois pavimentos e também oferece espaço para dois postos bancários, o Ministério Público do Trabalho, (MPT), Ministério Público da União (MPU) e OAB.
A VT tem jurisdição nos municípios de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-Lá. Em 2012, a unidade teve um total de 1485 processos ajuizados.
Também presentes a solenidade, o ministro do TST aposentado, Gelson de Azevedo, o procurador-chefe da PRT4, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, o presidente da Amatra IV, Daniel Souza de Nonohay e o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Vicente Marques Machado.