Empossado o juiz Paulo Schmidt como novo presidente da Anamatra
A nova diretoria da Anamatra para o biênio 2013/2015 foi empossada em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (22/5), em Brasília. Após um intervalo de 16 anos, um gaúcho – o juiz Paulo Schmidt – volta a assumir a presidência da entidade. O último representante do Rio Grande do Sul, no comando da associação, foi a atual presidente do TRT da 4ª Região, desembargadora Maria Helena Mallmann, no período de 1995-97.
“Esta posse então, teve um significado muito especial para nós”, reconhece Maria Helena, que também exerceu os cargos de vice-presidente da Amatra IV (1990/1992), presidente da Amatra IV (1992 / 1994) e vice-presidente da Anamatra (1993/1995).
"Além de estarmos felizes, confiamos que a liderança e a capacidade política do novo presidente serão decisivas para que a magistratura trabalhista enfrente os tempos difíceis que se anunciam," afirmou a desembargadora.
O juiz Paulo Luiz Schmidt, ao receber a presidência do juiz Renato Henry Sant’Anna, ressaltou que sabe da responsabilidade que a densidade eleitoral alcançada impõe e dos problemas internos e externos da magistratura. “No ambiente associativo há sempre cobranças sobre os rumos que devem ser tomados. Sabemos das cobranças que os associados dirigem à Anamatra, e muitas vezes o fazem com justa razão. Mas nem sempre. Politicamente falando, não raro se cobram da Anamatra atribuições próprias dos tribunais”.
Destacou o orgulho e a responsabilidade de honrar o mandato conferido por quase 80% dos votantes. “Substituí-lo, Renato, não será tarefa fácil”, reconheceu o magistrado. Conselheiro do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) em sua primeira composição, afirmou que a atividade censória e disciplinar do CNJ é uma de suas principais funções, mas alertou: “Extirpar da magistratura aqueles que comprovadamente não honram a toga contará sempre com o decisivo apoio da magistratura do trabalho. Todavia, os juízes também esperam ser apoiados pelo Conselho quando os seus predicamentos e garantias funcionais são violados”, pontuou.
Também compuseram a mesa de honra o o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Carlos Alberto Reis de Paula, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, o deputado Lincoln Portela, o senador Paulo Paim, o juiz Roberto Pompa, presidente da Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho (ALJT), o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Daniel Nonohay, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo, e a diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo. Diversos ministros de tribunais superiores, representantes da Advocacia-Geral da União, do Ministério Público, da Câmara dos Deputados e Senado Federal, além de presidentes de tribunais estaduais, federais e do Trabalho, entidades de classe e membros da sociedade civil também prestigiaram a solenidade.
Também foram empossados os seguintes dirigentes:
Vice-presidente: Germano Silveira de Siqueira (Amatra 7/CE)
Secretária-geral: Noemia Aparecida Garcia Porto (Amatra 10/DF e TO)
Diretor Administrativo: Narbal Antônio de Mendonça FIleti (Amatra 12/SC)
Diretora Financeira: Raquel Fernandes Lage (Amatra 3/MG)
Diretora de Comunicação: Luciana Gonçalves de Oliveira Pereira das Neves (Amatra 1/RJ)
Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos: Guilherme Guimarães Feliciano (Amatra 15/Campinas e Região)
Diretor de Assuntos Legislativos: Fabrício Nicolau dos Santos Nogueira (Amatra 9/PR)
Diretor de Formação e Cultura: André Machado Cavalcanti (Amatra 13/PB)
Diretora de Eventos e Convênios: Ana Cláudia Scavuzzi Magno Baptista (Amatra 5/BA)
Diretor de Informática: Platon Teixeira de Azevedo Neto (Amatra 18/GO)
Diretora de Aposentados: Maria Wilma de Macedo Gontijo (Amatra 1/RJ)
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Silvana Abramo Margherito Ariano (Amatra 2/SP)
Conselho Fiscal: Adib Pereira Netto Salim (Amatra 17/ES), André Luiz Machado (Amatra 6/PE) e Ivan José Tessaro (Amatra 23/MT) Suplente: Vitor Leandro Yamada (Amatra 14/RO e AC).