Conheça as obras recentes e em andamento do Foro Trabalhista de Porto Alegre
Os três prédios do Foro Trabalhista de Porto Alegre passaram recentemente por diversas melhorias estruturais, e as obras devem continuar. Em fevereiro de 2013, após cerca de um ano de duração, foi concluída uma grande reforma em diversos setores da sede. A empreitada incluiu a construção dos muros laterais no terreno, o reparo no muro do estacionamento elevado entre os prédios 2 e 3, a pintura dos estacionamentos e de espaços internos dos prédios 1 e 2, além da recompactação e troca do pavimento nas áreas de circulação de veículos adjacentes aos prédios 1 e 2.
Criação da Central de Atendimento
Junto com a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), programada para ocorrer na Capital até 27 de setembro, deverá entrar em funcionamento, no local agora ocupado pela Seção de Cadastro de Iniciais e pela Seção de Certidões e Informações (prédio 1, galeria, imediatamente atrás da recepção), uma Central de Atendimento, que deverá prestar serviços de interesse geral dos usuários da Justiça do Trabalho (inclusive sobre processo eletrônico).
Portaria para a Rua Baroneza do Gravataí
Está em vias de conclusão a criação de uma nova portaria da Escola Judicial (situada no prédio 3). O acesso por essa portaria, que será possível durante determinados eventos sediados na EJ, ocorrerá pela Rua Baroneza do Gravataí, que passa nos fundos do terreno do Foro, paralela à Av. Praia de Belas. Restando apenas a colocação das grades, a obra deve estar pronta até o final de junho.
Isolamento acústico de salas de audiências
Essa ação garantirá maior qualidade no isolamento acústico das salas de audiências do prédio 1 que estão voltadas para a Av. Praia de Belas – mais vulneráveis ao ruído externo. A obra está em fase de licitação.
Ampliação de secretarias
Também haverá a ampliação do espaço das 18 secretarias de Varas do Trabalho localizadas no prédio 2. O projeto desta reforma está prestes a ser terminado.
Instalação de sistema de condicionamento de ar
Os condicionadores de ar de parede existentes nos prédios 1 e 2 serão trocados por aparelhos do tipo split, que utilizam a tecnologia VRF (fluxo de refrigeração variável), na qual cada unidade externa permite a instalação de várias unidades internas. Estima-se que a economia de energia desses aparelhos chegue a 40% em relação ao split comum, além de exigirem menor manutenção e viabilizarem o gerenciamento centralizado e a implantação de automação. O projeto para a instalação dessa solução de climatização deve ficar pronto em junho, e abrangerá as secretarias e salas de audiência (com possibilidade de incluir também os saguões) dos prédios 1 e 2.
Realocação de setores
O espaço no térreo do prédio 2 onde antes estava a Sempro (agora instalada no prédio administrativo) já está ocupado pela Seção de Cadastramento de Bens e pelos trabalhadores terceirizados. A Central de Mandados, abrigada no sexto andar do prédio 1, será deslocada para onde antes ficava a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic – galeria do prédio 2, onde permanecerá, mas em área reduzida), abrindo espaço a ser ocupado pela Coordenadoria de Precatórios, setor subordinado à Secretaria-Geral Judiciária do Tribunal e hoje situado no terceiro andar do prédio sede.
No ano que vem, deverá haver a mudança do restaurante: sai do 7º andar do prédio 1 e vai para a área atualmente ocupada pela Seção de Cadastramento de Bens e pelos terceirizados (térreo do prédio 2), equipes que, na ocasião, serão acomodadas onde hoje existe o estacionamento embaixo do prédio 2.
Veja abaixo algumas fotos de momentos anteriores (esquerda) e posteriores (direita) das obras: