Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 29/08/2013 00:00. Atualizada em: 29/08/2013 00:00.

Estande da Justiça do Trabalho na Expointer recebe bom movimento

Visualizações: 46
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Após os primeiros dias de chuva forte, que afetou o movimento em toda a Expointer, o estande da Justiça do Trabalho no evento vem recebendo bom público. No espaço, situado no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, servidores prestam informações a respeito da Instituição, distribuem cartilhas e outros materiais informativos, e auxiliam os visitantes em consultas processuais.

 

    O atendimento é feito por duplas de servidores, que se revezam por turnos. Conforme a servidora Márcia Jaqueline Leal Vargas, que atuou no estande na manhã de quarta-feira, o público tem mostrado grande interesse pela Cartilha do Trabalhador, produzida pelo TRT da 4ª Região em parceria com a Amatra IV. “Ela é muito prática e objetiva. Os visitantes pegam exemplares da cartilha e fazem perguntas sobre a Justiça do Trabalho. Procuramos dar a melhor atenção possível, para que saiam daqui bem informados”, disse a servidora.

 

    A Cartilha do Trabalhador foi o que atraiu a aposentada Leni Fritz, de Taquari. Ao longo de sua carreira, ela trabalhou no setor privado, mas se aposentou como funcionária pública, no cargo de agente educacional. “Gosto muito de ler, estar atualizada. Peguei a cartilha para me informar e vou levá-la para meus filhos e netos. Quero transmitir para eles o que está aqui”. O frentista João de Matos visitava a feira com sua esposa Beatriz Weiss e também elogiou o material que estava sendo distribuído: “Sempre é útil divulgar os direitos dos trabalhadores”.

 

    Para o servidor José Benfica Filho, que também atuou quarta-feira no estande, o mais importante na iniciativa é a divulgação do caráter institucional da Justiça do Trabalho. “É uma oportunidade de nos apresentarmos para a população, mostrar que estamos efetivamente presentes e disponíveis”, afirma. Benfica aponta que ainda existe certa confusão sobre o verdadeiro papel da Justiça do Trabalho. Muitos acabam atribuindo à Instituição as funções de fiscalização, que na verdade são concernentes ao Ministério Público do Trabalho (MPT) ou ao Ministério do Trabalho e Emprego. “Quando algum trabalhador nos procura solicitando orientações que não são da nossa alçada, explicamos qual órgão ele deve procurar e fornecemos os telefones para contato”, acrescenta a servidora Márcia.

 

O estande também é procurado por visitantes que desejam consultar andamentos processuais. Maria Gorete Schaedeler, de Harmonia, trabalhou 28 anos no setor calçadista. Nos últimos cinco anos de carreira, trabalhou em uma empresa que encerrou as atividades e não lhe pagou as verbas rescisórias: “Colocaram 150 pessoas na rua sem pagar FGTS, férias vencidas, e outros direitos. Entrei com a ação na mesma semana. A Justiça está tentando cobrar o dono da empresa”. Maria Gorete aprendeu a consultar os andamentos do seu processo no totem e no site do TRT4: “Achei atencioso o trabalho dos servidores. Tenho em casa o número do processo, mas não sabia como pesquisar”. Ela visitava a Expointer com sua irmã, Marta Eli Theobald, que trabalhou três anos na mesma empresa e também ingressou com a reclamatória trabalhista. “Achei interessante a presença do TRT4 aqui no evento. É bom para tirar as dúvidas”.

 

    Não são apenas os reclamantes que buscam informações do estande. O produtor rural Mario Hamilton Vilela, de Uruguaiana, é reclamado em um processo trabalhista. Aproveitou a passagem pela Expointer para consultar no totem os andamentos processuais. Elogiou a presença do TRT4 na feira, e a divulgação dos canais de consulta. “É importante transmitir informações básicas sobre Direito do Trabalho ao público. Seja para empregados ou para empregadores”, declarou.

 

    A Expointer 2013 teve início no dia 24 de agosto e irá até o próximo domingo, dia 1º de setembro. A feira de agropecuária, considerada uma das maiores do mundo, ocorre anualmente no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio. O estande da Justiça do Trabalho é aberto ao público das 8 às 20 horas. Distribui gratuitamente os seguintes materiais: Cartilha do Trabalhador, Cartilha do Empregado e Empregador Rural, folder institucional, marcadores de livro, folder sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) e o Guia do Advogado (PJe-JT). Para o público infantil, desenhos para colorir e o gibi do personagem Sesinho.

 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias