Abertura da 2ª Sipat conta com palestra sobre saúde física e mental no ambiente de trabalho
A 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) iniciou nesta terça-feira (03/06), no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432), com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Cleusa Regina Halfen, e do desembargador Raul Zoratto Sanvicente, um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro. A abertura foi seguida pela palestra “Organização e Sentido do Trabalho: Impactos na Saúde Física e Mental”, com a psicóloga Janine Kieling Monteiro.
Na abertura do evento, a presidente destacou a importância da intensificação do combate às práticas inseguras no trabalho e a fiscalização contínua para a eliminação dos riscos ocupacionais. Demonstrou, ainda, preocupação com as iniciativas tomadas pelas instituições públicas e pelas empresas, uma vez que essas têm se mostrado insuficientes para a redução significativa dos acidentes do trabalho e das doenças laborais no País. “A cada dia, sete pessoas, em média, perdem a vida em acidentes de trabalho no Brasil”, registrou a magistrada.
Em seguida, Janine Kieling Monteiro, doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) conduziu a palestra que tratou sobre saúde física e mental no ambiente de trabalho.
Janine destaca que muitas doenças desenvolvidas no labor têm em comum o fato de serem causadas por questões emocionais, como, por exemplo, o stress, a ansiedade ou a depressão. “A importância do reconhecimento do trabalho de cada um e a cooperação entre os colegas é fundamental para a manutenção de um ambiente saudável na organização”, ressalta.
Com a implantação do PJe-JT, temas relacionados a qualidade de vida estão surgindo com maior intensidade, como a preocupação com ações de ergonomia e os impactos na visão. Janine observa que é preciso atentar para que as relações humanas também não fiquem afastadas. “Para alcançar o sentimento de satisfação com o trabalho é importante que haja o fortalecimento dos laços afetivos e de apoio, é preciso abrir espaços de interação e diálogo”.
A programação da Sipat envolve mais dois dias de atividades, na Capital e em diversas unidades do interior do Estado. Confira a programação em Porto Alegre:
Quarta-feira (04/6)
15h às 16h: Sala 1: Oficina de Ginástica Laboral – servidora e fisioterapeuta Cecilia Falco e Sala 2: Oficina Educação Postural – servidor e fisioterapeuta Renato Castro
16h às 18h: Mesa-redonda com o diretor de Assistência ao Servidor no TRT da 12ª Região, Jacson Alexandre Pereira, que apresentará o tema “Impactos do PJe na visão”, e a pesquisadora Cláudia Magnus, que falará sobre “As Relações Humanas e a Virtualização do Trabalho”
Quinta-feira (05/6)
15h às 16h: Oficina “Cultivando o equilíbrio emocional através da meditação”, com a servidora e psicóloga Caroline Bertolino
16h às 18h: Mesa-redonda com o servidor e engenheiro em segurança do trabalho Marcelo Lucca, que fará apresentação sobre “A Arte da Segurança”, e o voluntário do Centro de Valorização à Vida Anildo Fernandes, que falará sobre “A Importância da Comunicação no Ambiente de Trabalho”.