Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 29/08/2014 00:00. Atualizada em: 29/08/2014 00:00.

Campanha ''Exercite a solidariedade'' é lançada nesta sexta-feira (29/08) com a presença do técnico Dunga

Visualizações: 265
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Campanha “Exercite a solidariedade: doe medula óssea, doe vida”, que cadastrará possíveis doadores de medula óssea nesta segunda-feira (1º/09), foi lançada na tarde desta sexta-feira (29/08) no saguão do prédio-sede do TRT4. O evento de lançamento contou com a presença do técnico da Seleção Brasileira de futebol Carlos Caetano Verri, o Dunga, além da presidente do Tribunal, desembargadora Cleusa Regina Halfen, do Diretor da Secretaria de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe/RS), José Paulo de Oliveira Barros e de outros participantes.

Na abertura, José Barros destacou que os objetivos principais da campanha realizada pelo sindicato são salvar vidas e promover uma mudança social no sentido de despertar as pessoas para a solidariedade. Também explicou a necessidade de que mais pessoas se cadastrem no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) para que sejam aumentadas as chances de quem depende de um doador compatível.

Convidadas pelo Sintrajufe/RS, as irmãs Flávia e Fernanda Lima Moreira relataram a experiência vivida há 16 anos em que foram doadora e receptora de medula óssea respectivamente. “Ainda não sou mãe, mas, ao poder fazer essa doação à minha irmã, sei que pude ajudá-la a ter sua vida de volta, assim como à minha mãe, meu pai, nossa outra irmã, toda uma rede solidária que esteve engajada nessa causa”, declarou Flávia. Como nem sempre o parentesco fraterno garante a compatibilidade, Fernanda incentiva a participação de todos. “Meu sonho é que esse tipo de campanha um dia sirva somente para lembrar e que as pessoas pratiquem esse ato solidário de se cadastrarem como doadoras por um ato espontâneo para que todos tenham a oportunidade que eu tive”, disse Fernanda.

O técnico Dunga frisou que entende a importância de aproveitar a visibilidade do cargo que ocupa para auxiliar em causas como essa. “Me sinto muito bem ao participar desse tipo de campanha. A informação que o Tribunal e o Sintrajufe estão dando é importantíssima para a sociedade. Instituições de credibilidade têm que fazer esse papel e a gente precisa aproveitar a imagem que nós temos para divulgar iniciativas assim.” Dunga ainda sorteou entre os presentes uma camiseta da Seleção Brasileira autografada por ele, posou para fotos e deu autógrafos.

Ao final do evento, a presidente do TRT4 parabenizou a ação conjunta entre o Sintrajufe e o Hemocentro do Estado, além de fazer um convite ao engajamento “O nosso Tribunal está comprometido com a causa e disponibilizará esse espaço na segunda-feira para coleta e cadastramento de voluntários. Contamos com a participação de todos para que juntos possamos dar um exemplo de cidadania e solidariedade à sociedade gaúcha.” 

Acesse as fotos do ato de lançamento da campanha.

Participe do cadastramento nesta segunda-feira (1º/09)

O cadastramento de possíveis doadores de medula óssea será realizado nesta segunda-feira (1º/09), no saguão do prédio-sede do TRT4 (Av. Praia de Belas, 1100, em Porto Alegre), das 9h às 12h e das 13h às 16h. Entre os cadastrados pela campanha, serão sorteadas uma camiseta do Grêmio e outra do Internacional, ambas autografadas por jogadores dos respectivos times de futebol.

Para se tornar um possível doador de medula óssea, basta comparecer ao local com um documento de identificação, preencher o formulárioAbre em nova aba e o Termo de ConsentimentoAbre em nova aba (disponíveis nos respectivos links), além de realizar o Exame de Histocompatibilidade (HLA), que consiste na coleta de 5ml de sangue. A partir desta amostra, são identificadas e incluídas no Redome as informações sobre o DNA do possível doador. Dessa forma, um paciente que necessite de células tronco compatíveis com as de um cadastrado poderá contar com o possível doador, caso este aceite fazer a coleta de medula óssea quando for contatado pelo Redome. Apenas o Registro Nacional tem acesso aos dados completos dos cadastrados, que podem deixar o banco de dados a qualquer momento, mediante solicitação.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto: Daniele Reis Duarte - Secom/TRT4. Fotos: Inácio do Canto - Secom/TRT4.
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias