TRT-RS homenageia servidores que completaram 10, 20 e 30 anos de exercício
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) homenageou, nesta terça-feira (4/11), os servidores que completaram, até o mês de outubro, 10, 20 e 30 anos de exercício na Instituição. A solenidade foi realizada no fim da tarde, no saguão do prédio-sede do TRT-RS, que ficou lotado com a presença de magistrados, servidores e autoridades. Os agraciados receberam distintivos especiais nas cores Ouro (30 anos), Prata (20 anos) e Bronze (10 anos).
A homenagem deste ano contemplou 350 servidores: 42 na categoria Ouro, 241 na categoria Prata e 67 na categoria Bronze. Aqueles que não puderam comparecer ao evento receberão o distintivo em seus locais de trabalho.
A presidente do TRT-RS, desembargadora Cleusa Regina Halfen, entregou o distintivo aos servidores que completaram 30 anos de serviço. Na sequência, a vice-presidente, desembargadora Ana Luiza Heincek Kruse, e a corregedora regional, desembargadora Beatriz Renck, se juntaram à presidente para a entrega da distinção aos agraciados com 20 e 10 anos de atuação na Justiça do Trabalho gaúcha.
O evento teve os discursos da presidente do Tribunal e do servidor Mario Alcides Paixão Pereira, o mais antigo dos homenageados. Veja a íntegra dos discursos ao final da matéria.
Contribuindo ainda mais com o ambiente de confraternização, o TRT-RS promoveu apresentações musicais na solenidade, feitas por integrantes do próprio Tribunal. Durante a chegada dos convidados, houve a performance dos servidores Jorge Cidade Pires (saxofonista) e Marcel Stock Rego (violonista). No encerramento, apresentaram-se os servidores Lú Barros (vocal) e Rogério Rosa (violão), e a dupla formada pelo juiz do Trabalho Ary Faria Marimon Filho e o servidor Márcio Garrastazu Médici, ambos no violão e nos vocais.
Discurso da presidente do TRT-RS, desembargadora Cleusa Regina Halfen:
Boa tarde! Sejam muito bem-vindos.
Saúdo efusivamente todos os presentes, em especial as autoridades já nominadas pelo protocolo.
Cumprimento, também, os desembargadores deste Tribunal, nas pessoas da Vice-Presidente, Desa. Ana Luiza Heineck Kruse, e da Corregedora Regional, Desa. Beatriz Renck. Cumprimento, ainda, os juízes do trabalho, os procuradores, os advogados, os servidores e as senhoras e os senhores que prestigiam a décima terceira edição da cerimônia de concessão de distintivos por tempo de serviço, na forma regulamentada pela Portaria nº 3.971, de 24 de setembro de 2002 (na cor bronze, para os que completam dez anos; prata, para os que completam vinte anos, e ouro, para os que completam trinta anos).
“Não sois máquinas! Homens é que sois!”
Essas palavras estão no discurso final do genial Charles Chaplin, no filme “O Grande Ditador”, exortando os trabalhadores, com o amor da humanidade em suas almas, a lutarem não pela escravidão, mas pela liberdade.
Muito se tem falado e escrito – e com toda a propriedade e necessidade, dadas as exigências de agilidade de nossos tempos – sobre o Processo Judicial Eletrônico. Uma poderosa ferramenta que, malgrado as compreensíveis dificuldades iniciais de implantação, veio transformar a realidade do Judiciário, otimizando rotinas, reduzindo o tempo médio de tramitação das ações e se tornando um meio de inestimável valia na persecução da garantia constitucional da razoável duração do processo.
Hoje, celebramos justamente o imprescindível elemento humano. O Processo Judicial Eletrônico, como seu nome demonstra, é processo, ferramenta. É máquina! O grande capital com que conta esta Instituição são seus valorosos servidores, mulheres e homens que sempre fizeram, fazem e farão seu trabalho com dedicação, responsabilidade e amor. Ontem, datilografando mandados de citação em vetustas máquinas manuais, hoje, apertando a tecla enter e intimando, em apenas um toque, partes e procuradores em diversos pontos dentro e fora do Estado; ontem, anotando a caneta registros em fichas brancas e cor de rosa; hoje, cadastrando em poderosos bancos de dados informações que, interligadas, permitirão maior efetividade em todas as fases processuais.
Mas sempre presente a mão, a força, o raciocínio (e, por que não dizer, o coração) de um servidor na condução de todas as etapas, com igual relevância nas áreas judiciária e administrativa.
Dez. Vinte. Trinta anos. Servidores que estão aqui hoje recebendo sua primeira homenagem, seu distintivo evocando uma década; ou aqueles que a recebem pela segunda vez, porque completam duas décadas; ombro a ombro com servidores “trintenários”, que certamente, pela juventude e pelo entusiasmo que percebo em seus rostos, começaram bem cedo e já passaram mais tempo dentro da Instituição do que fora dela. Também dessa mistura de tempos, de capacidades e habilidades, de renovação e experiência se beneficia e se engrandece o nosso Tribunal, sendo todos partícipes das grandes transformações pelas quais vem passando a nossa Justiça do Trabalho.
Servir e proteger. O lema clássico de outra corporação de servidores públicos, os policiais, também se aplica ao quadro funcional desta Casa. Servir, com afinco e boa vontade. E proteger, dentro da histórica vocação igualitária do Direito do Trabalho, no constante zelo pelo equilíbrio entre empregados e empregadores.
É nessa linha que se tem pautado a nossa Justiça, por meio da qualificação e do aprimoramento diários de seus quase três mil e quinhentos servidores, a quem estendo as homenagens ora prestadas, pela passagem da data comemorada em 28 de outubro passado.
Dedicação. Presteza. Eficiência. Qualidades inerentes aos servidores deste Tribunal desde a sua criação, ainda mais apuradas e destacadas nestes tempos de constantes transformações, exigidas para a modernização e a celeridade da prestação jurisdicional.
Finalizo, citando um trecho de uma canção do uruguaio Jorge Drexler, que ouviremos no curso desta cerimônia:
Cada uno da lo que recibe
Y luego recibe lo que da
Nada es más simple
No hay otra norma
Nada se pierde
Todo se transforma.
Parabéns aos homenageados e obrigada a todos pela atenção!
Discurso do servidor Mario Alcides Paixão Pereira, o mais antigo dos homenageados, falando em nome do grupo
Exma Senhora Cleusa Regina Halfen, Desembargadora-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, na pessoa de quem saúdo todas as digníssimas autoridades presentes, já nominadas pelo cerimonial. Senhores Magistrados; Membros do Ministério Público; Advogados; serrvidores deste tribunal; familiares e amigos dos homenageados. Senhoras e Senhores.
Coube-me a honra de proferir algumas palavras em nome dos homenageados, o que faço com muito orgulho e satisfação.
Muitos são os deveres do servidor público, todavia, como disse Marco Túlio Cícero, filósofo e político romano: “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão”.
Na oportunidade em que comemoramos 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados ao TRT da 4ª Região, devemos agradecer àqueles que, nos bons e maus momentos estiveram conosco, ajudando-nos a construir o caminho que nos trouxe até aqui.
Tenho a alegria de pertencer a esta instituição, que está comigo há mais de 30 anos, e que me estimula a inovar e a criar, buscando alternativas para uma plena satisfação das necessidades dos jurisdicionados.
Porém, com a devida humildade, o sucesso que cada um de nós alcançou não é fruto de um trabalho singular, sendo imprescindível a colaboração dos nossos colegas, porque absolutamente nada se constrói sem a parceria, sem o espírito coletivo.
Mas nossa missão ainda não terminou. O futuro está aí. Grandes desafios com o Processo Judicial Eletrônico, já implantado em muitas unidades judiciárias.
Para alguns, como os que estão completando 30 anos de casa, uma mudança estratosférica. Quem diria que após utilizarmos máquinas de escrever Remington Olivetti, depois as elétricas Tekne 3 e a moderníssima Tekne 7, com fita de polietileno corrigível chegaríamos a esse nível de tecnologia.
Por isso, a tarefa é estar permanentemente preparado para as mudanças e os desafios que decorrem do avanço tecnológico.
Como dizia o poeta romano Horácio, “as adversidades despertam em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficados adormecidas”.
Porém, não devemos esquecer que nossas ações devem sempre estar pautadas pela ética e moralidade, tendo em mente a honra, a honestidade, a integridade e o trabalho, pois estes foram os valores repassados desde que ingressamos no judiciário trabalhista.
Peço licença aos homenageados e aos demais presentes para ressaltar o nome de uma pessoa que serviu de exemplo na minha caminhada: a Exma. Desembargadora Nires Maciel de Oliveira, com a qual tive a grata oportunidade de iniciar o caminho até aqui trilhado, na então Junta de Conciliação e Julgamento de Cruz Alta, em 2 de setembro de 1983.
Para encerrar, deixo a oportuna reflexão do teólogo inglês William Ward: “Há os que se queixam do vento, os que esperam que ele mude e os que procuram ajustar as velas”.
Nesses tempos de grandes mudanças e avanços, certamente estamos entre os que buscam o terceiro caminho, reorientando nossas estratégias, replanejando nossas ações, repensando continuamente a gestão, além de identificar boas práticas e gerar propostas para inovação e mudanças que agreguem valor.
Muito obrigado e felicidades a todos.
HOMENAGEADOS - 30 ANOS DE SERVIÇO
Mario Alcides Paixao Pereira
Marcia Cantelli Pinto
Magali Elisa Duarte da Silva
Edson Arilton Martins Marins
Madison Goncalves Trautmann
Valdemir da Silva
Tatiana Kraemer Leal
Mara Suzana Jardim Dias
Rosana Mendonca de Souza Silva
Newton Correa Brigoni
Fernando Estanislau Bressani Allgayer
Luis Claudio Goncalves de Araujo
Deoclecio Jose Furrati
Fernando Severo Soares
Virginia Santos Muller
Marilene Santos Sereno
Rosa Maria Figueiredo Dutra
Marcio Alberto Siqueira Porchetto
Vinicius Medeiros Kettes
Viviane Bassan da Silva
Marcelo Flores da Rosa
Francisco Lindemayer
Mirian Colmieres de Castro
Walter Jose Machado
Luiz Antonio de Vargas Dreher
Vanise Krindges Marques
Andre Brufatto Schoenardie
Nilton Goerl
Elvira Maria Machado Ragagnin
Paulo Andre Conte
Lisiane Alanis Steinbach
Nelbo Rocha
Rejane Terezinha Escarrone Correa
Roberto de Souza Venturini
Sergio Araujo Serpa
Joao Carlos Lopes
Walter Oliveira
Ilhani Barbara Leichtweis
Solaine Glair Dal Ponte Ferreira
Marcilio Goncalves Filho
Maria Antonia da Silveira Alvarez
Cesar Sena da Silveira
HOMENAGEADOS - 20 ANOS DE SERVIÇO
Ramiro Santana Moreno Lopez
Daniela Vincenzi Tambeira
Eliseu Koenig
Heraldo Figueira da Silva
Naldine Silveira Correa
Cesar Magnus Brasil de Azevedo
Adimar Alfredo Casagrande
Edegar Closs Pinter
Cristina Hirt Pontes
Silvana Dos Santos Silva Ramos
Lerio Volmir Kussler
Ana Paula Bastos Biazus
Jackson Felix Freitas
Zenaide da Silva Pires
Maria Adriana da Motta
Jose Valim Bemfica Filho
Rogerio Laux
Adriana Stangler
Isabel Cristina Silveira Osorio
Salete Carolina Carlotto
Patricia Maria Telles Martins
Mirna Munhoz Souza
Mara Elisa Santos Azevedo
Martha Marlene Lehmann
Walson Pontes Carpes
Maria Salete Rambo Amaral
Wilian Jones Soares de Souza
Sergio Avena di Santo
Paulo Cesar Canavezi de Oliveira
Barlese Santo Freitas de Oliveira
Barbara Kern Wilbert
Maria Angelica Kirch
Joao Alberto Lima Barros
Karla Gomes Steiner
Janine Scharlau Stoever
Ademir Porciuncula Machado
Jose Izalino Ramos
Cacildo Krebs Neto
Sergio Renato Cozubek Mallet
Marlene Canal
Jordao Jose Nunes Aranha
Mari Sandra Rosolen
Cleber Antonio de Souza Alves
Ari Antonio Heck
Adolfo Marques Pereira
Gessiani de Melo Medeiros
Adriana Tadiotto Pereira
Marilise Maria Rech
Pedro Barboza da Rocha
Luiza Helena Correa Albornoz
Marcelo Zonatto
Claudia Duarte Raffo
Liliane Silva de Vasconcellos
Aline Pinto Moehlecke
Marcelo Antonio Canabarro Valle
Everson Luis Marangon
Ana Luzia De Souza Franca Kruger
Marli Gazzoni
Marciane Brochier
Joao Gilberto Jarzynski
Elenice Maria de Souza Pedrotti
Neusa Maria Baschi Arduim
Egidio Valdir Grun
Claudia Angelina Braga Zitto Pereira da Silva
Rogerio Ferret
Silvana Pereira Fensterseifer
Luiz Augusto Castanho
Marco Aurelio Tessler
Vilson Fonseca Lemes
Alexandre Brum Teixeira
Adriana Kirsch Trojahn
Claudia Machado Seben
Conrado Cesar Ataides de Souza
Antonio Pierry Fay da Silva
Jaime Luiz Messer
Adriana Rossoni
Jose Antonio Machado
Fernando Freitas de Souza
Renato Nunes Wolff
Claudio Santos da Silva
Maristela Inez Vieira
Gerson Morais da Silva
Leandro Nonnemacher
Milton Vitorio Piva Pereira
Gisele Oliveira da Cruz
Ernani Soares Kern
Carlos Manoel Cassares Campos
Terezinha Maria Buosi Benides
Marcia Rocha de Nardin
Karla Vizeu Araujo
Vinicius Pereira Leite
Virgilio Francisco de Paula
Lislie Santos da Rosa
Helena Kruger Scheidemandel
Noeli Rodrigues Torres
Marcia Pacheco Rodrigues
Claiton Flores Castro
Carlos Alberto Bento
Pedro Jurelni Lemes
Elena Ana Stramari
Leandro Luis Oliveira da Costa
Marta Petrucci Vasconcelos
Paulo Ricardo Nogueira Pagliarini
Miriam Marroni
Amarildo de Rocco
Tomaz Alexandre Rembowski
Alexandre Oliveira Sperb
Flavio Cesar Girotto
Rogerio Feltrin
Renato Chiavaro Paixao
Sirley Carla Kakow
Zaida Cristina Silva Nunes
Vilmar Junior de Castro
Jairo Parmeggiani
Silvana Maria Oliveira da Silva
Claudia Milan Santos
Wilson da Silveira Jacques Junior
Luciano Antonio de Oliveira
Rosimeri da Silva Goulart
Vanize Colla
Mara Regina Aldrighi Ceron
Maria Raquel Ebone
Assis Amador dos Reis Portela
Regis Vargas de Mesquita
Iriane Ossanes Rodrigues
Jaime Schwaab
Carlos Roberto Silva Martins
Ciro Luiz Stephanini
Wilson Delmar Korzekwa
Yara Regina Santos Cevallos
Erica Kittler Boese
Sirlei Terezinha Kristoschek
Henrique S. C. de Albuquerque Tabajara
Joselaine Turchielo Calegaro
Mateus Cezar Mariano
Lia Mara Roggia Ceolin
Giovani Tassi
Jurandir de Oliveira
Iraci Peterle
Alexandre Gomes Nunes
Maria Denise Dala Rosa
Paulo Luiz Heck
Simone Nascimento da Silva
Liane Bianchin Braganca
Marilia Boll Ferreira
Abdel Latiff Abdel Nasser Furtado Ali
Tania Beatriz Beduschi de Barros
Ironice Teresa Vebber
Carmem Maria das Neves Gomes
Enio Jose Rockenbach Junior
Lelia Duarte Fernandes
Vera Lucia Camargo Meggiolaro
Dea Cristina Teixeira Oliveira
Leni Fontoura Kuhn
Daniel Daroit Fedrizzi
Andrea Flores Ferrari
Helena Bevilacqua Beck
Marcia Jaqueline Leal Vargas
Jaqueline Barfknecht
Luciana Martins de Oliveira
Raquel Valssoler
Sonia Elisabeth Johann
Tania Mara Ketzer
Rosilene Reis dos Santos
Claudia Bender
Cristina Pereira da Cunha Ilgenfritz
Luiz Gonzaga da Silva Porto
Armando Benjamin da Silva Ribeiro
Gerson Luiz de Almeida Vieira
Paulo Roberto Cardoso Rodrigues
Luis Andre Gubert
Lairton Fengler
Claudia Lisete Antonelli da Veiga
Joao Mauri da Luz Ferreira
Leandro de Paris
Silvana Machado Beckenkamp
Shirley Terezinha Boeira de Freitas
Ialdari Maria Benvenutti Santin
Marcia Bins di Napoli
Fernando Jose da Rocha Filho
Orion Machado Pereira
Volnei Cesar Susin
Marlisa Meira Bueno
Mauricio dos Santos
Celso Vieira Brandao
Simone Evangelista da Fonseca
Saturnino Figueira da Silva Neto
Julio Cezar da Porciuncula Pacheco
Dagoberto Antonio Victoria Focaccia
Sandra Rosana Pinzon Gaspareto
Ricardo Figueiro Raya
Sidnei Pinheiro
Cristine Barbieri Lourenco
Lia Mara Rodrigues Salatti
Jorge Alberto Sarmento de Azevedo
Ana Lucia Schneider
Marcelo Lopes de Lopes
Sadi Pierozan
Berenice Pereira da Silva Collatto
Hamilton de Oliveira Bichinho
Darci Dilton Molina Oliveira
Katia Teixeira Kneipp
Mirian Ferrazzi
Alex Sandro Ramos Vaghetti
Gustavo Costa Klauk
Jeane Rader
Antonio Victor de Freitas Alves
Sandro Schiavon
Rogerio Ferreira dos Santos
Inacio Kliemann
Edio Carlos Pereira
Vitor Schleder de Borba
Otavio Valente Ruivo
Julio Moroszczuk
Leila Balinski
Giovani Paim Dutra
Maria Lucia Bresolin Vigioli
Mireza Faria Marti
Leonir Ines Copetti
Patricia da Luz Loss Argenta
Cristiane Neves Portugal
Carlos Roberto Cervi
Abdallah Ribeiro Makki
Silvana Koslowski Pires
Cristina Bach
Edison da Silva Rodrigues
Ivan Jose Zimmer
Maria Solange de Oliveira
Rubem Sergio Gottschefsky
Mara Adriana Wastowski
Jose Luiz da Silva Mattos
Flora Maria Silva de Azevedo Souza
Elisabete de Oliveira Algarve
Silvia Custodio de Oliveira
Laura Maria Guimaraes Mangeon de Andrade
Romulo Esmerio de Araujo
Ionice Maria Souza da Silva
Luciana Ferreira Mendes Ribeiro
Silvia Regina Martini
Dilva Maria Taiarol
Patricia Fernanda Rael
HOMENAGEADOS - 10 ANOS DE SERVIÇO
David Krann Danda
Deisi Florczak
Maximiliano Beylouni Santos
Beatriz Cristina de Azevedo Graciano
Cristiano de Col Castilhos
Melina Seolino Ferrary
Tiago Fagundes
Alexandre Luiz Slomp
Carmen Lucia da Silva Vieira
Luciano Schuck
Denis Armando Ertl Petry
Carlos Roberto Vargas Schultz
Tatiana Penteado
Elen Cristina Presotto
Rogerson de Medeiros Batista
Dalmo Rodrigues da Silva
Jose Valdir Kuhn
Fabricio Wilsmann
Rossano Rodrigues de Lima
Sandro Andrade Lorenzini
Jener Gomes Teixeira Junior
Luciana Pfutz
Margaret Werle Dettenborn
Cintia Nunes Garcia
Sonia Elisete Moura dos Santos
Marisa Ines Baierle Zanchet
Francisco J. Dorneles de Morais Nunes
Suzete Vieira Soares
Luciano D Avila
Heloisa Helena Vargas Dos Santos
Marlon Witte da Silva
Fatima Terezinha Soares Goldani
Evandro Zortea
Andrea Andrade Soares
Adair de Abreu Filho
Roberto Jardim Alipio
Nelissa Gonçalves Dziekaniak
Carolina Porcher Acosta
Cassiano Buhler
Alex Bruno Viana da Silva
Frederico Zerfass
Cleber Pires de Arruda
Vandeli Teresinha Webers
Marzo Bobsin dos Santos
Tiago Pires Dandrea
Cintia Paula Dengo Scuro
Cesar Pacheco
Diogo Allram da Silva
Edimilson Barbosa
Gonçalo Lautert Moretto
Nilson de Moraes Junior
Paulo Roberto Pelissari
Eberton Luiz Silveira Garcia
Valdomiro Noga Junior
Renato Filter Santos da Silva
Larissa Duarte Lisboa
Laura Schilling Meller
Andreia Goncalves Xavier Ribeiro
Jefferson Agnelo dos Santos
Paulo Ricardo Ritter
Adriana Wolf Friedrich
Maciel Seidler
Liandra Araujo Tocchetto
Norberto Dala Barba
Leonardo Von Muhlen
Cristiana Bubolz Bull
Giovani Pereira Avila