Juiz Marcelo Papaléo recebe título de Cidadão de Vacaria
A Câmara de Vereadores de Vacaria promoveu, no último dia 6, uma sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de Vacaria ao juiz Marcelo Papaléo de Souza. O magistrado é titular da Vara do Trabalho do município desde abril de 2006.
Nos últimos anos, a VT de Vacaria tem destinado à comunidade local recursos advindos de acordos firmados entre o Ministério Público do Trabalho e empresas executadas por descumprirem Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Os valores oriundos das multas já possibilitaram, dentre outras iniciativas, a reforma de casas para população de baixa renda em situação de risco, reforma de escolas, doação de computadores para projetos sociais e doação de veículos para Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.
Conforme o juiz Marcelo Papaléo, incentivador deste tipo de acordo, a destinação dos recursos para entidades da comunidade modifica a postura dos envolvidos nos processos. "Quando as partes percebem que as doações serão realizadas para a comunidade local, o ânimo em conciliar aumenta muito", constata o magistrado. "Quando o recurso destina-se a um Fundo, notamos que as partes sempre querem recorrer e prolongar o processo. Mas quando percebem que o recurso vai ajudar de forma concreta a comunidade, a postura é outra", afirma.
A homenagem ao magistrado é de autoria do vereador Antônio Carlos Soares de Almeida.