Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 23/09/2015 00:00. Atualizada em: 23/09/2015 00:00.

Representantes do Projeto Fluxo de Informações, do Programa Trabalho Seguro, são recebidos na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

Visualizações: 55
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Representantes do Projeto Fluxo de Informações foram recebidos nessa terça-feira (22) pelo secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter. A finalidade da reunião foi possibilitar ao Projeto a coleta de dados junto ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da Capital relacionados a pacientes vítimas de acidentes de trabalho. 

O Projeto Fluxo de Informações integra o Programa Trabalho Seguro e tem o objetivo de fazer um mapeamento dos acidentes de trabalho no Estado. A necessidade decorre do elevado índice de subnotificações, ou seja, casos em que os acidentes de trabalho ocorrem mas não são notificados, e acabam não sendo contabilizados nas estatísticas. O projeto é uma iniciativa conjunta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Coordenadoria de Saúde do Trabalhador de Porto Alegre (Cerest), a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Num primeiro momento, o Projeto coletará informações junto aos grandes hospitais de trauma de Porto Alegre, relacionadas aos pacientes vítimas de acidentes de trabalho. “Pretendemos reunir o maior número possível de informações, como o local do acidente, a espécie e o ramo da atividade econômica em que ocorreu. Com isso teremos um mapeamento mais completo e poderemos planejar ações de prevenção”, explica a gerente do projeto, juíza do trabalho Luciana Caringi Xavier. Após a experiência na capital, a iniciativa deverá se estender às cidades do interior do Estado.

O Projeto Fluxo de Informações já começou a utilizar dados do Grupo Hospitalar Conceição e, a partir da reunião dessa terça-feira, passará a ter acesso também aos dados do HPS. Participaram da reunião o gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, a gestora do Projeto Fluxo de Informações, juíza do Trabalho Luciana Caringi Xavier, o Procurador-Chefe Adjunto do MPT-RS, Rogério Fleischmann, e as representantes da Cerest de Porto Alegre, Jaqueline Elbern e Mônica Kranen.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT4), foto de Cristiane Rochol (SMS/PMPA)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias