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Quem somos nós. Uma unidade voltada ao manejo e ao cuidado dos documentos institucionais.
      
     
A DivDoc é a unidade responsável por operacionalizar a Política de Gestão Documental do TRT4. Criada em agosto de 2023, a Divisão de Gestão Documental (DivDoc) é uma unidade subordinada à Secretaria-Geral Judiciária e à Secretaria Processual. ¿Como parte do seu trabalho, a DivDoc gerencia as atividades da Seção do Arquivo-Geral e da Seção do Arquivo de Porto Alegre, bem como dá assistência à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) em suas tarefas.
Você sabe o que é gestão de documentos? A gestão documental é um conjunto de protocolos empregados em um acervo de documentos (físico ou digital), com o propósito de garantir organização, transparência, agilidade, eficiência e segurança no fluxo e no armazenamento de informações. Esse trabalho é iniciado na fase de produção ou de recebimento de um documento e segue em sua tramitação, uso, avaliação, arquivamento e/ou eliminação. Ou seja, a gestão documental acompanha o ciclo de vida de um documento do início ao fim.
Por que fazer gestão documental? Confira abaixo por que a gestão de documentos no TRT4 é não apenas importante, como também obrigatória. 1. Dever expresso na Constituição Federal. Art. 216, §2º da CFRB: Como órgão integrante do Poder Judiciário, o TRT4 tem a obrigação de promover a gestão e a preservação dos documentos produzidos e recebidos no exercício de suas funções. 2. Preservação do patrimônio histórico e cultural. Art. 216, §1º da CFRB: Nossos documentos integram o patrimônio histórico e cultural do Brasil, seja por retratarem os modos de criar, de fazer e de viver, seja por contribuírem para a produção científica brasileira. 3. Proteção dos dados pessoais. Art. 5º, inciso LXXIX da CRFB: A proteção dos dados pessoais, inclusive nos meios digitais, é direito fundamental do jurisdicionado (isto é, aquele que se sujeita a um processo judicial), dos servidores e magistrados. 4. Garantia de acesso à informação. Art. 5º, inciso XXXIII da CRFB: Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular e de interesse coletivo ou geral, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal.
Patrimônio da Humanidade. Parte do acervo do TRT4, deixou de ser apenas patrimônio histórico e cultural brasileiro para se tornar patrimônio da humanidade. Em 2014, cerca de 2 milhões de processos (datados de 1935 a 2000) receberam o selo do Programa "Memória do Mundo" da UNESCO. Saiba mais sobre nossos projetos.
    
Projeto de Digitalização por Demanda. Este projeto substitui o custo com o envio de processos físicos pelo custo de higienização, digitalização e difusão da documentação. Botão: Leia mais.
Conheça o Repositório Digital Confiável (RDC-Arq).O RDC-Arq tem como missão fornecer acesso confiável, por longo prazo e permanente, de seus documentos judiciais e administrativos. Botão: Leia mais.
   
Fonte: Secretaria Processual, Secretaria de Comunicação Social
Última atualização: 01/08/2024 13:59