Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
      
Quem somos nós. Uma unidade voltada ao manejo e ao cuidado dos documentos institucionais.
      
     
A DivDoc é a unidade responsável por operacionalizar a Política de Gestão Documental do TRT4

Criada em agosto de 2023, a Divisão de Gestão Documental (DivDoc) é uma unidade subordinada à Secretaria-Geral Judiciária e à Secretaria Processual.

Como parte do seu trabalho, a DivDoc gerencia as atividades da Seção do Arquivo-Geral e da Seção do Arquivo de Porto Alegre, bem como dá assistência à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) em suas tarefas.
Imagem de um gaveteiro cheio de pastas-arquivo.
   
   
Imagem de envelopes sobre fundo azul, ao lado de um par de óculos e de selos.
Você sabe o que é gestão de documentos?


A gestão documental é um conjunto de protocolos empregados em um acervo de documentos (físico ou digital), com o propósito de garantir organização, transparência, agilidade, eficiência e segurança no fluxo e no armazenamento de informações.

Esse trabalho é iniciado na fase de produção ou de recebimento de um documento e segue em sua tramitação, uso, avaliação, arquivamento e/ou eliminação. Ou seja, a gestão documental acompanha o ciclo de vida de um documento do início ao fim.





Por que fazer gestão documental?


Confira abaixo por que a gestão de documentos no TRT4 é não apenas importante, como também obrigatória.




Imagem de uma caneta.

Imagem de um cofre.

Imagem de uma impressão digital. Imagem de uma folha
Dever expresso na Constituição Federal   Preservação do patrimônio histórico e cultural   Proteção dos dados pessoais   Garantia de acesso à informação


Art. 216, §2º da CFRB

 

Art. 216, §1º da CFRB   Art. 5º, inciso LXXIX da CRFB   Art. 5º, inciso XXXIII da CRFB
Como órgão integrante do Poder Judiciário, o TRT4 tem a obrigação de promover a gestão e a preservação dos documentos produzidos e recebidos no exercício de suas funções.   Como órgão integrante do Poder Judiciário, o TRT4 tem a obrigação de promover a gestão e a preservação dos documentos produzidos e recebidos no exercício de suas funções.   A proteção dos dados pessoais, inclusive nos meios digitais, é direito fundamental do jurisdicionado (isto é, aquele que se sujeita a um processo judicial), dos servidores e magistrados.   Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular e de interesse coletivo ou geral, ressalvados os casos previstos na Constituição Federal.






   
   
Patrimônio da Humanidade

Parte do acervo do TRT4, deixou de ser apenas patrimônio histórico e cultural brasileiro para se tornar patrimônio da humanidade. Em 2014, cerca de 2 milhões de processos (datados de 1935 a 2000) receberam o selo do Programa "Memória do Mundo" da UNESCO.
Imagem de uma folha com assinatura no canto inferior direito, sobre uma pasta, e ao lado de uma planta, de uma xícata de chá e de um abajur. Ao fundo, há um relógio.
    
Saiba mais sobre os nosso projetos
   
Imagem de uma pessoa com luvas manuseando uma pasta com documentos em frente a uma estante cheia de pastas. Projeto de Digitalização por Demanda

Este projeto substitui o custo com o envio de processos físicos pelo custo de higienização, digitalização e difusão da documentação.

Imagem de um documento envelhecido, expedido pelo Ministério da Guerra, com um carimbo vermelho em que se lê 'secreto'. Conheça o Repositório Digital Confiável (RDC-Arq)

O RDC-Arq tem como missão fornecer acesso confiável, por longo prazo e permanente, de seus documentos judiciais e administrativos.

   
    
Fonte: Secretaria Processual, Secretaria de Comunicação Social
Última atualização: 26/05/2025 11:31