Sessão externa de julgamento leva 4ª Turma do TRT-RS a Guaíba
A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realizou na última quinta-feira (26/11) uma sessão externa de julgamento no auditório do Campus de Guaíba da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil). O evento permitiu à população local acompanhar uma sessão de julgamento do Tribunal, atraindo estudantes e profissionais do Direito.
A sessão teve caráter didático, tendo como foco o detalhamento, por parte dos Desembargadores, do andamento processual e do embasamento de cada voto e decisão. A pauta foi composta por oito processos, todos julgados no decorrer da sessão. O volume de processos analisados teve por objetivo facilitar ao público acadêmico a compreensão do funcionamento de uma sessão de julgamento no segundo grau.
A sessão foi aberta por um pronunciamento do Desembargador João Pedro Silvestrin, que preside a 4ª Turma. Na sua fala, detalhou os procedimentos judiciais necessários para que um processo trabalhista chegue ao 2º grau de jurisdição. Participaram também da sessão o Desembargador George Achutti, o Juiz do Trabalho convocado Joe Ernando Deszuta e o representante do Ministério Público do Trabalho, Procurador Cristiano Bocorny Correa.
A realização do evento exigiu ainda a participação da servidora Renata de Almeida, que secretariou a sessão, do meirinho João Paulo Correa Queiroz e do servidor Everton Luíz Berz, da Seção de Gerenciamento de Banco de Dados. Representando a Ulbra no evento, estiveram presentes o Coordenador do curso de Direito da Ulbra Guaíba, Prof. Eduardo Silveira Mendonça; o advogado e autor de livros jurídicos, João Clair Pereira Silveira; o secretário-geral judiciário do TRT/RS e professor da Universidade, Onélio Luis Soares dos Santos; a advogada e professora universitária Iasmine Caron Alves; a advogada e professora universitária Nádia Ali e a advogada e professora universitária, Solange Iório Guinteiro.