TRT-RS lança novo site!
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) lança, nesta segunda-feira (18), seu novo portal de Internet. Também adaptado para acesso em tablets e smartphones, o site foi totalmente remodelado seguindo padrões modernos de usabilidade e atendendo a quesitos de acessibilidade.
A distribuição do conteúdo prioriza os serviços e seções mais acessados pelos usuários. O menu principal, agora disposto na posição horizontal, na parte superior da tela, passa a ter cinco opções: Institucional, Consultas, Serviços, Transparência e Contatos. Logo abaixo, estão as ferramentas mais acessadas do site: Consulta Processual, Consulta à Jurisprudência, Processo Judicial Eletrônico e Peticionamentos em Processos Físicos.
No menu lateral direito, são disponibilizados outros serviços de grande procura: Ouvidoria, “Quero Conciliar”, agendas de audiências de primeiro grau e de sessões do TRT, pedidos de sustentação oral, emissão de guias e recolhimentos, calculadora para atualização monetária de débitos trabalhistas, emissão de certidões, Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho e informações sobre precatórios. No centro da tela, estão as notícias que informam novidades e decisões da Justiça do Trabalho gaúcha.
A página principal também oferece acesso rápido a informações sobre os concursos da Instituição, aos sites da Escola Judicial e do Memorial, aos portais dos programas Trabalho Seguro, Combate ao Trabalho Infantil e Horizonte Sustentável, à Biblioteca e à Revista Eletrônica.
Novidades
O portal do TRT-RS apresenta duas novas seções de grande importância para os jurisdicionados.
No botão “Quero Conciliar”, trabalhadores e empregadores encontram orientações sobre como solicitar uma audiência para tentativa de acordo em seus processos.
No canto superior direito, a seção “Informações ao Cidadão” explica tópicos importantes sobre a Justiça do Trabalho e os principais serviços oferecidos por meio do site.
Trabalho conjunto
O novo portal – um dos projetos da gestão da presidente Beatriz Renck – é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) e a Assessoria de Gestão Estratégica, Dados Estatísticos e Apoio às Ações Institucionais (AGE), com a participação das demais áreas administrativas e judiciárias que inserem informações no site. A plataforma de gerenciamento de portais utilizada foi desenvolvida internamente pela equipe da Setic, reduzindo o investimento necessário e garantindo autonomia para manutenção e evolução do site.