Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 13/09/2024 15:53. Atualizada em: 13/09/2024 16:27.

Sistema Pangea, do TRT-RS, vence o 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário

Visualizações: 734
Início do corpo da notícia.
foto mostra o juiz Rodrigo Trindade recebendo o troféu da premiação
Juiz Rodrigo Trindade (centro) recebeu a premiação pelo TRT-RS

O sistema Pangea, desenvolvido pela Justiça do Trabalho gaúcha, foi uma das iniciativas vencedoras do 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário. A ferramenta ficou em primeiro lugar na categoria  “Tecnologia Judicial Inovadora - Inovações com resultados comprovados”. 

A premiação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reconhece iniciativas que implementam ideias criativas na prestação de serviços à população. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (13/9), no encerramento do 4º FestLabs (Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário), no Rio de Janeiro.

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), Rodrigo Trindade de Souza, representou a instituição no evento. Também estiveram presentes a servidora Martine D´Andrea de Medeiros (assessora-chefe do Laboratório de Inovação), a servidora Camila Frigo (secretária executiva da Escola Judicial) e o servidor Pablo Paulo Lopes Barros (coordenador de Implantação de Sistemas).

Criado em 2022, o Pangea otimiza a pesquisa de precedentes qualificados e decisões vinculantes. Ele também permite o compartilhamento de avaliações entre tribunais sobre a jurisprudência consolidada das Cortes Superiores e os textos padronizados dos gabinetes de magistrados. Além da Justiça do Trabalho gaúcha, o sistema Pangea já conta com a adesão de 18 TRTs do país.

Inovação

Ministro Barroso fala ao microfone com um telão luminoso ao fundo.
Ministro Barroso anunicou os vencedores 

“Estamos em um novo mundo, de uma profunda revolução tecnológica, e é justamente com o estímulo de iniciativas inovadoras, utilizadas de maneira responsável e criteriosa, que poderemos aperfeiçoar o Poder Judiciário”, declarou o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, ao anunciar os vencedores. 

O Prêmio de Inovação do Poder Judiciário recebeu 285 inscrições de projetos de tribunais de todos os ramos de Justiça. As iniciativas foram avaliadas em três categorias: Gestão Judicial Inovadora, Tecnologia Judicial Inovadora e Serviços Judiciários Inovadores. Dentro de cada categoria, elas foram classificadas como Ideias Inovadoras ou Inovações com Resultados Comprovados.

Pangea 

Foto geral do local do evento, com o público e o telão luminoso ao fundo.
Premiação foi anunciada no 4º FestLabs, no Rio de Janeiro.  

A ferramenta original do PangeaAbre em nova aba é de uso público e pode ser acessada por advogados e cidadãos em geral. Ela agrega todos os precedentes qualificados nacionais e regionais, oferecendo subsídios para a produção de peças jurídicas. 

A evolução do sistema levou à criação de duas ferramentas derivadas:  o Pangea+ e o Pangea-Gab. Voltado ao público interno dos tribunais conveniados, o Pangea+ integra textos de pesquisa da Secretaria de Recursos de Revista de diversos TRTs. O Pangea-Gab foi lançado para modernizar os mecanismos de produção de sentenças e acórdãos, reunindo também os textos padronizados dos gabinetes dos juízos conveniados.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS) com informações e fotos do CNJ
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias