Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 11/09/2024 18:47. Atualizada em: 13/09/2024 09:17.

Representantes da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho conhecem os robôs desenvolvidos pelo TRT-RS

Visualizações: 805
Início da galeria de imagens.
Participantes da reunião
André Farias
André Farias
Adolfo Marques Pereira
Adolfo Marques Pereira
Jeferson Andrade
Jeferson Andrade
Marcelo de Matos
Marcelo de Matos
Mauro Barata
Mauro Barata
Ednaldo de Almeida Oliveira Junior
Ednaldo de Almeida Oliveira Junior
Ednaldo, Mauro e Jeferson
Ednaldo, Mauro e Jeferson
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Representantes da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho conheceram, nesta quarta-feira (11/9), dois projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) que usam a tecnologia para auxiliar servidores e magistrados: o Automatiza TRTAbre em nova aba, plataforma que reúne 20 robôs para a automação de tarefas repetitivas, e o GalileuAbre em nova aba, ferramenta que usa a inteligência artificial para facilitar a pesquisa de jurisprudência. 

A equipe está em Porto Alegre acompanhando a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa. A magistrada está realizando a correição ordinária do TRT gaúcho, que prossegue até sexta-feira (13/9). 

Os projetos foram apresentados pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), André Soares Farias, pelo secretário-geral da Corregedoria, Adolfo Marques Pereira, e pelo diretor da Secretaria de Apoio Técnico da Corregedoria, Jeferson Andrade. Participaram da reunião o diretor da Secretaria da Corregedoria-Geral, Marcelo Marques de Matos, o assessor da corregedora-geral, Ednaldo de Almeida Oliveira Junior, e o assessor do ministro Vieira de Mello Filho (corregedor-geral eleito), Mauro Barata. A apresentação ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS. 

Automatiza TRT 

Os robôs do Automiza TRT desempenham tarefas auxiliares nas áreas judiciária e administrativa do Tribunal. Eles já automatizaram tarefas que equivalem, em média, ao trabalho mensal de 30 servidores. Entre os 20 robôs da plataforma, o projeto lançou o Gael, que certifica, intima e registra no PJe os valores pagos por meio de alvarás eletrônicos; o Paco, que facilita a publicação de acórdãos; e o Preá, que realiza a autuação de precatórios e requisições de pequeno valor no PJe de segundo grau.

Galileu

Atualmente em fase piloto, a ferramenta Galileu usa inteligência artificial para ajudar magistrados a agilizar a redação de decisões, a partir da automatização de tarefas burocráticas e da pesquisa de jurisprudência relacionada ao caso. O Galileu não faz análise jurídica de pedidos, nem produz a minuta da decisão sobre o caso, apenas auxilia os julgadores na redução de tarefas burocráticas e de pesquisas repetitivas. Em agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) firmou um acordo de cooperação técnica com o TRT-RS para o desenvolvimento colaborativo do sistema. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucionaltecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias