Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/04/2024 21:30. Atualizada em: 16/04/2024 12:14.

TRT-4 reforça parceria com a Universidade de Passo Fundo para guarda do acervo de processos da região

Visualizações: 162
Início da galeria de imagens.
Foto posada no arquivo.
Visita ao Arquivo Histórico Regional
Visita ao Arquivo Histórico Regional
Visita ao Arquivo Histórico Regional
Visita à Reitoria da UPF
Visita à Reitoria da UPF
Visita à Reitoria da UPF
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) reforçou a parceria que tem com a Universidade de Passo Fundo (UPF) para guarda do acervo de processos da Justiça do Trabalho na região. O presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, esteve na instituição para visitar o espaço que abriga as ações trabalhistas, além de vários outros objetos históricos. Também estiveram presentes: a coordenadora da Comissão de Gestão de Memória (CMEMO) do Tribunal, desembargadora Rosane Sefarini Casa Nova; juíza Anita Job Lübbe, integrante da CMEMO; juíza Cristiane Bueno Marinho, diretora do Foro Trabalhista de Passo Fundo; juiz Marcelo Caon Pereira, titular da 3ª Vara do Trabalho de Passo Fundo; e Maurício Oliveira Agliardi, chefe do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região.

A comitiva do TRT-4 foi recebida pelo pró-reitor Acadêmico da UPF, Edison Alencar Casagranda; o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Charles Leonardo Israel; e o assessor jurídico da UPF, Luciano Migliavacca. São 37.336 processos baixados de Passo Fundo e 867 de Soledade que estão no Arquivo Histórico Regional. O espaço é administrado pela Fundação Universidade de Passo Fundo e fica no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), no Campus I da UPF, em uma sala no subsolo, com instalações mais adequadas para conservação dos materiais e atendimento do público. São ações que ingressaram na Justiça do Trabalho entre 1983 e 2008.

O convênio entre o TRT-4 e a UPF para a custódia do acervo foi assinado em 2007 e desde então vem sendo renovado a cada cinco anos. Todo o acervo de processos judiciais trabalhistas ajuizados entre os anos de 1935 e 2000 foram nominados no programa Memória do Mundo da Unesco, o que inclui vários dos que estão sob guarda da UPF.

O Arquivo Histórico Regional mudou de endereço em 2021, saindo do Centro da cidade, para um local com melhor estrutura, dentro da universidade.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria. E ela vai seguir. Ficamos tranquilos ao saber que nossos processos estão sendo bem cuidados aqui na instituição”, disse Martins Costa em reunião na Reitoria da UPF.

A coordenadora da Comissão de Gestão de Memória do TRT-4, desembargadora Rosane Serafini Casa Nova, lembra que é fundamental a guarda de processos que estão disponíveis para pesquisas, projetos acadêmicos e projetos institucionais para captação de recursos para realização de eventos vinculados a estes documentos.

“A medida atende à determinação de guarda de documentos públicos. Esta parceria é importante, porque não temos a capacidade de guardar aqui em Porto Alegre, no nosso arquivo público, todos os documentos que são necessários para a guarda permanente. A própria universidade, além de utilizar estes documentos para fins de pesquisa e projetos acadêmicos, também nos ajuda na otimização da condição física e durabilidade deste material, fazendo higienização e até restauração”, destaca a magistrada.

A juíza Anita Job Lübbe, integrante da CMEMO, lembra que a maioria dos processos integra o acervo reconhecido pelo Programa Memória do Mundo da Unesco - MOW (Memory of the World).

“A importância deste Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Universidade de Passo Fundo e o TRT-4 atende, por meio da preservação dos processos e sua difusão para pesquisa, além de normas constitucionais, dispositivos do Conselho Nacional de Arquivos e mais recentemente os artigos 17 e 30, XI da Resolução CNJ 324/2020, que institui diretrizes e normas de Gestão de Memória e Gestão Documental, e dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário - Proname/CNJ”, ressalta a juíza.

Logo após a reunião na Reitoria, a comitiva do TRT-4 visitou o Arquivo Histórico Regional (AHR) da UPF, onde estão os processos do acervo. Foi acompanhada pela professora Gizele Zanotto, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UPF e do Arquivo Histórico Regional (AHR) da universidade. As ações estão em um espaço com iluminação, temperatura e umidade controladas. Martins Costa comunicou a cedência de quatro desumidificadores ao AHR.

Visita ao Foro Trabalhista de Passo Fundo

A comitiva do TRT-4 também visitou a Justiça do Trabalho em Passo Fundo. Foi recebida pela juíza Cristiane Bueno Marinho, diretora do Foro Trabalhista da cidade; Marcelo Caon Pereira, juiz titular da 3ª Vara; Luciano Ricardo Cembranel, juiz titular da 2ª Vara; e por servidores. O Foro possui quatro varas do trabalho. Martins Costa visitou as quatro, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução e Disputas (Cejusc) de Passo Fundo e a Divisão de Controle da Direção do Foro, e conversou com os juízes e servidores presentes.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
memóriainstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista