Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 22/03/2024 16:10. Atualizada em: 25/03/2024 10:11.

Seminário debate o papel da educação para ampliar participação de pessoas negras no sistema de Justiça

Visualizações: 266
Início do corpo da notícia.
Foto posada de participantes do seminário, em pé, no palco.
Participantes do seminário

O seminário “Por mais cores na Justiça - Educar para transformar” foi realizado nessa quinta-feira (21/3), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Realizado no auditório Ruy Cirne Lima, do Foro Trabalhista de Porto Alegre, o evento foi promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJud-4) e pelo Instituto de Acesso à Justiça (IAJ). A atividade abordou os desafios para a garantia efetiva das ações afirmativas no sistema de Justiça.

Veja aqui o álbum de fotosAbre em nova aba.

Des. Alexandre, Livia Prestes e Maria Silvana
Alexandre Cruz, Livia Prestes e Maria Silvana Tedesco

A abertura teve a participação do vice-presidente do TRT-4, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz,  da vice-diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco, e da presidente do IAJ, Livia Prestes.

O desembargador Alexandre destacou que ainda é preciso “colorir muito” o Tribunal, por meio da política de cotas que reserva 20% das vagas de magistrados e servidores para pessoas negras, autodeclaradas pretas e pardas. “Estamos aumentando esse número, mas é preciso fazer mais. Este seminário reflete não apenas a necessidade, mas também o compromisso do TRT-4 de promover a cultura que valoriza a pluralidade de ideias, experiências e identidades”, disse o vice-presidente.

Participantes do primeiro painel, no palco
Primeiro painel

Reflexão

O primeiro painel, intitulado “Educar para Transformar o Sistema de Justiça”, teve a participação da juíza de Direito Flávia Marciano Monteiro, representando a Ajuris; da advogada Luciane Toss, representando a Escola Trabalho e Pensamento Crítico; da desembargadora Beatriz Renck, diretora da Escola Associativa da Amatra IV (Emargs); e da oficiala de Justiça no TJ-RS Josiane Nunes Alves, bolsista do IAJ. A mediação ficou a cargo da juíza Mariana Piccoli Lerina, coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-4.

O painel abordou a importância de as escolas institucionais promoverem a reflexão sobre o tema e estudarem formas de aumentar a presença de pessoas negras e indígenas não apenas nos quadros, mas também em posições de liderança e protagonismo. Foi destacado que a pluralidade de pessoas atuando na Justiça tende a tornar todo o sistema mais efetivo, justo e democrático, a partir dos pontos de vista e das experiências de vida diferentes.

Foto dos(as) participantes do segundo painel, no palco
Segundo painel

Transformação

O segundo painel do seminário abordou a transformação social a partir da educação. O projeto Defesa Periférica, vencedor do Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos por atuar na democratização do Judiciário, foi apresentado pela advogada Isadora Trajano. 

A juíza de Direito do TJ-RS Flávia Monteiro destacou o papel da educação como o caminho para grande parte da população negra sair da situação de extrema vulnerabilidade. O advogado Daniel Teixeira apresentou o Programa Prosseguir, que visa a permanência com qualidade de estudantes na universidade e no mundo do trabalho. 

A atividade também contou com as falas do professor Lúcio Antônio Almeida, que atua como assessor para assuntos legislativos da Câmara Municipal de Porto Alegre, e da advogada Luana da Costa, que falou sobre o tema racial no ambiente acadêmico a partir de sua experiência como professora. A psicóloga Simone da Cruz, mediadora do painel, destacou os reflexos negativos da falta de representatividade para a saúde mental. 

Apoio

O seminário contou com o apoio da Women in Law Mentoring Brasil, da Associação do Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), da Associação Gaúcha da Advocacia Trabalhista (Agetra), da Associação Juízas e Juízes Para a Democracia (AJD), do Instituto Koinós, da PMR Advocacia e da FCN & Lacerda Advocacia e Assessoria Estratégica.

Foto mostrando parte do público
Evento realizado no auditório Ruy Cirne Lima
Foto mostrando palco e parte do público
Evento promovido pela EJud-4 e IAJ

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e Guilherme Villa Verde. Fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
HorizonteEquidadecapacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista