Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/03/2024 19:45. Atualizada em: 19/03/2024 17:51.

Garantia das ações afirmativas no Judiciário será tema de seminário no TRT-4

Visualizações: 372
Início do corpo da notícia.

Arte com informações sobre o evento e fotos dos palestrantesOs desafios para a garantia efetiva das ações afirmativas no sistema de justiça serão o tema de um seminário na próxima quinta-feira (21/3), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento “Por mais cores na Justiça - Educar para transformar” ocorrerá no auditório Ruy Cirne Lima (Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), das 14h às 17h30.  

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, e podem ser feitas até o início do evento. Acesse aqui o link para fazer a inscrição

O objetivo do seminário é explorar programas educacionais escolares e promover discussões práticas para capacitar e facilitar o acesso de pessoas negras e indígenas às carreiras jurídicas. Além disso, buscará aprofundar o diálogo sobre a relevância da educação na transformação do perfil do Judiciário para uma representação mais diversificada e significativa da sociedade.

O evento contará com as palestras das advogadas Luana Pereira e Isadora Trajano, da juíza de Direito Flavia Monteiro, do advogado Daniel Teixeira, do professor Lucio Almeida e da oficiala de Justiça Josiane Alves. 

Realização

O seminário é uma realização conjunta do Instituto de Acesso à Justiça (IAJ) e da Escola Judicial do TRT-4. Ele conta com o apoio da Women in Law Mentoring Brasil, da Associação do Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), da Associação Gaúcha da Advocacia Trabalhista (Agetra), da Associação Juízas e Juízes Para a Democracia (AJD), do Instituto Koinós, da PMR Advocacia e da FCN & Lacerda Advocacia e Assessoria Estratégica.

Programação

Confira abaixo a programação completa: 

14h: Mesa de Abertura - Alexandre Corrêa da Cruz, desembargador vice-presidente do TRT4; Maria Silvana Rotta Tedesco, desembargadora vice-diretora da  Escola Judicial do TRT4; Livia Prestes, presidenta do IAJ.

14h15min: Painel 1: Educar para Transformar o Sistema de Justiça - Flávia Marciano Monteiro, juíza de Direito, representando a Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul - AJURIS; Luciane Toss, advogada, representando a Escola Trabalho e Pensamento Crítico; Beatriz Renck, diretora da Escola Associativa da AMATRA IV – EMARGS; Jader Marques, representando a Escola de Criminalistas; Roger Raupp Rios, representando a Escola dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul - ESMAFE/RS; Maria Silvana Rotta Tedesco, vice-diretora da EJud4; Josiane Nunes Alves, oficiala de Justiça no TJ-RS e bolsista do IAJ.

15h30: Intervalo - coffee break;

16h: Painel 2 - O Papel da Sociedade Civil na Transformação pela Educação - Daniel Bento Teixeira, advogado e diretor Executivo no CEERT Equidade Racial e de Gênero; Flávia Marciano Monteiro, juíza de Direito no TJ-RS e Coordenadora do Curso de Acesso Afirmativo Racial; Isadora Pereira Trajano, advogada criminalista, fundadora do Projeto Defesa Periférica, gestora no Centro de Ensino Galeano; Luana Pereira da Costa, advogada, líder do Núcleo Antidiscriminatório e professora universitária; Lúcio Antônio Machado Almeida, professor, escritor e assessor para assuntos legislativos da Câmara Municipal de Porto Alegre.  

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4 com informações e arte da Ejud4
Tags que marcam a notícia:
horizonteequidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista