Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/03/2024 14:52. Atualizada em: 15/03/2024 10:21.

Sede do TRT-4 recebe exposição em homenagem às mulheres

Visualizações: 167
Início da galeria de imagens.
Foto em plano aberto do saguão, exibindo todas obras expostas
Foto em plano fechado de uma escultura em forma de corselete, feita com fio metálico prateado e materiais brilhantes
Foto em plano aberto do saguão, exibindo todas obras expostas e, em primeiro plano, o banner de divulgação, no qual consta o nome da exposição e fotos das obras
Foto de uma pintura de um rosto feminino em preto branco, mas com borrões vermelhos sobre a tela
Foto de uma foto em preto e branco e plano fechado do rosto de uma mulher trans. Ela tem pele branca e cabelos encaracolados e volumosos, tocados pela sua mão esquerda que tenha unhas longas e pintadas. Usa um piercing de argola no centro do lábio inferior.
Foto em plano aberto do saguão, exibindo todas obras expostas e, em primeiro plano, o banner de divulgação, no qual consta o nome da exposição e fotos das obras
Foto de uma foto colorida de um/a músico/a sentado, olhando para a câmera, com um banjo americano encostado em seu corpo e suas mãos esticadas para frente, na direita vemos as dedeiras de metal usadas para dedilhar o instrumento. Os pés decalços aparecem em primeiro plano; no esquerdo, há uma tornozeleira, uma tatuagem de um ramo no peito e um anel em um dedo. tem a pele branca, cabelo castanho, sombra azul nos olhos, usa uma blusa clara, saia azul longa e tem as pernas cruzada, semi-flexionadas
Foto em zoom do saguão, exibindo todas obras expostas
Foto em plano fechado de uma escultura em forma de corselete, feita com fio metálico prateado e materiais brilhantes
Foto de uma pintura em aquarela, mostrando uma figura feminina em tons de rosa e vermelho. Há um cartaz pendurado em seu pescoço, no qual se lê "VOTES FOR WOMEN", que pode ser traduzido como "votem em mulheres"
Foto em plano fechado de uma escultura em forma de corselete, feita com fios metálicos prateado e dourados e tecido pintado em cores terrosas.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição “Sou árvore, memória, transcendência e luta. Sou o que eu quiser ser” está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no saguão do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1100), em Porto Alegre/RS.

A mostra, organizada em parceria entre o Memorial e a Escola Judicial do TRT4, foi aberta no Dia Internacional da Mulher, data que também recebeu a aula inaugural de 2024 da EJud4. As obras são fotografias, pinturas e esculturas de Leila Knijnik, Carla Magalhães e do Comitê Pagu, permanecendo disponíveis no local até 19 de abril.

No dia 21 de março, a partir das 17h, será realizada uma roda de conversa dividida em dois blocos. No primeiro momento, haverá a participação das expositoras e de integrantes do Comitê Pagu. A entidade será representada por Cléo Soares, atriz, cineasta, escritora e integrante do Comitê Comunitário Assessor em Pesquisas em HIV/Aids, vinculado à Fiocruz.  Na segunda parte da conversa, participarão a primeira presidente mulher do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, e a professora da Universidade de Passo Fundo Janaína Rigo Santin, pós-doutora em Direito pela Universidade de Lisboa.

Artistas e obras:

Leila Knijnik  - Corselete, homenagem à feminilidade ou símbolo da opressão?

A artista propõe esses e outros questionamentos para reflexão sobre a ambígua relação de poder traduzida em uma peça de roupa.

Destaca a filósofa francesa Simone de Beauvoir, “O corpo não é uma coisa, é uma situação. (...) Sendo o corpo o instrumento do nosso domínio do mundo, este se apresenta de modo diferente segundo seja apreendido de uma maneira ou de outra.”

Leila convida a refletir sobre o domínio patriarcal ao longo da história, sustentado na maneira pela qual as formas femininas foram e são condicionadas aos estereótipos e à pressão, para que as mulheres a eles se encaixem. O corselete, modelo que marcava a cintura, é um dos exemplos do condicionamento de opressão social imposto às mulheres.

A peça, reinventada pelo estilista McQueen nos anos 90 - para ser usada na parte externa da roupa - lançou tendência e foi consagrada por Madonna como símbolo de sensualidade.

As ideias de Simone iluminaram pela primeira vez o processo pelo qual a opressão masculina se ampara no significado atribuído à silhueta feminina. Contudo, após tantos anos, ainda há muito que avançar para quebrar a corrente que aprisiona a existência da mulher ao que representa seu corpo.

Carla Magalhães - Politeia, as mulheres de nossas vidas.

As pessoas são como árvores, testemunhas da trajetória humana e das lembranças que formam e sustentam as cidades. As mulheres são os alicerces dessas cidades. Mesmo excluídas das decisões que marcaram a história, sempre foram fundamentais na construção da sociedade.

Politeia era originalmente um termo usado na Grécia Antiga para se referir às muitas cidades-estado que possuíam uma assembleia de cidadãos como parte do processo político. O sufrágio em tais democracias não incluía mulheres, escravos, servos ou estrangeiros.

A amostra é inspirada no livro ”Politeia - cenários da história alemã a partir da visão das mulheres depois de 1945”. O livro trata dessa cidade-estado que constrói o futuro por pessoas, inicialmente, excluídas dos sufrágios, das decisões, quase invisíveis.

A artista apresenta rostos de mulheres que lembram nossas casas, nossas mães, onde fomos criados. Nos instiga a olharmos para as mulheres ao redor, suas marcas, cicatrizes, suas cores, olhares, suas faltas e acertos. Trajetórias percorridas.

Comitê Pagu - Transcendendo Barreiras - Ensaio fotográfico de pessoas transgêneras.

O projeto celebra a diversidade, ao mesmo tempo em que apresenta as histórias de força e resiliência desse grupo. Destaca a importância de se promover a inclusão plena das pessoas trans. O Brasil é o país onde mais se mata travestis no mundo.

O olhar do fotógrafo revela e expõe um pouco desse grupo, normalmente invisibilizado, e convida a apreciar a beleza desses corpos tão estereotipados pela sociedade.

Fotógrafos: Fábio Klein, Alex Glaser e Lídia Schneider.

Modelos: Giovana Sanches; Isis Bragança; Rita de Kássia Fernandes; Cléo Soares; Zendaya; Alice Padilha e Ágata – mulheres Trans. Hack – trans masculino, não binário.


Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Sâmia Garcia e Inácio do Canto (Secom/TRT-RS) e fotos de Inácio do Canto
Tags que marcam a notícia:
exposiçãocultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista