Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 12/03/2024 16:35. Atualizada em: 12/03/2024 16:35.

Dia da Bibliotecária: conheça as profissionais que atuam na Biblioteca do TRT-4

Visualizações: 291
Início do corpo da notícia.

Foto ilustrativa de livros sobre uma mesa. Ao fundo, há estantes com livros.Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário e da Bibliotecária. Os profissionais desta área são capacitados a planejar, organizar e gerenciar centros de informação e bibliotecas públicas e privadas, em escolas, universidades ou órgãos especializados. 

Entre suas atribuições, está a organização de acervos (bibliográficos ou não), normalização de documentos, organização de bases de dados e intranets, documentação para processos de certificação de qualidade, e avaliação de conteúdo para internet. 

A Biblioteca do TRT-4, uma das primeiras e mais completas bibliotecas de TRTs, conta atualmente com três profissionais desta especialidade: Adriana Godoy da Silveira Sarmento, Carla Teresinha Flores Torres e  Norah Costa Burchardt.

Foto de perfil da bibliotecária Adriana Sarmento
Adriana Sarmento

Adriana Godoy da Silveira Sarmento é coordenadora da Biblioteca. Entre suas atividades, realiza a gestão dos recursos da Biblioteca, de processos administrativos de compra e assinatura de livros e periódicos e de atendimento aos usuários. Efetua, ainda, o planejamento de todas as atividades relativas ao funcionamento da Biblioteca.





Foto de perfil da bibliotecária Carla Torres
Carla Torres

Carla Teresinha Flores Torres atua na no tratamento técnico da doutrina, que inclui classificação, catalogação e indexação (atribuição de assuntos). Também presta apoio nas demais atividades desenvolvidas pelo setor.







Fotografia da Bibliotecária Norah
Norah Costa

Norah Costa Burchardt gerencia a coleção Antiqua, composta por obras especiais e raras. Atua, ainda, no tratamento técnico da legislação, catalogação e indexação, e presta apoio nas demais atividades.

Destacam-se as bibliotecárias que fizeram e fazem parte dos 76 anos de história da Biblioteca do TRT-4, em ordem cronológica:

Olinda Paixão
Lila Barth
Simone Maria Simões
Regina Otília Maciel de Marco Ferreira
Adriana Godoy da Silveira Sarmento
Alpina Gonzaga Martins Rosa
Scheila Fuina Versiani
Carla Teresinha Flores Torres
Norah Costa Burchardt

Atualmente, os bibliotecários transitam em novos espaços de trabalho e têm cada vez mais desafios profissionais: precisam qualificar-se constantemente para atuar em bibliotecas digitais, bibliotecas híbridas e na gestão da informação em diversos meios e suportes.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4.
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista