Magistrados do TRT-4 debatem conciliação com alunos de Direito da Ulbra
A desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel e os juízes Jorge Alberto Araujo e Marcela Casanova Viana Arena receberam, nesta quinta-feira (22), alunos e professores do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O encontro ocorreu nas dependências dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).
Na oportunidade, os magistrados destacaram a importância de se construir e reforçar a cultura da conciliação para a resolução pacífica de conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho, tanto no primeiro como no segundo grau.
A desembargadora Tânia Reckziegel fez um histórico da prática da conciliação no TRT-4, mencionando um projeto piloto implantando em 2014, a partir da experiência exitosa de outros Tribunais, que incluiu a designação de audiências de conciliação na fase recursal, no segundo grau. Ela destacou que a experiência “se revelou muito frutífera, não só pelo resultado, mas pela aproximação das partes, as quais passam a construir juntas a solução da lide, o que em muito contribui para a pacificação social dos conflitos”. A desembargadora também enalteceu o importante papel dos futuros advogados presentes na busca de soluções consensuais para os conflitos, “o que em muito contribui para a celeridade processual e valorização do judiciário”.
Para a juíza Marcela Casanova Viana Arena, supervisora do Cejusc do 2º Grau, "a visita dos alunos integra um rol de ações educativas para promoção da conciliação. É uma atividade de grande importância para formação dos futuros profissionais, os quais podem vivenciar a possibilidade da solução mais adequada pra os litígios, identificando a mediação e a conciliação como instrumentos efetivos para resolução integral dos conflitos e busca pela pacificação social."