Desembargador Martins Costa e desembargadora Laís Helena Nicotti participam de reunião do Coleprecor

A 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentas, Presidentes, Corregedoras e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) ocorreu entre quarta e quinta-feira (21 e 22), na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
O vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa, representou o presidente Francisco Rossal de Araújo. A vice-corregedora, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, participou em nome da Corregedoria.
A pauta da reunião tratou de temas administrativos dos Tribunais. Também foram apresentadas três ferramentas desenvolvidas por TRTs, que auxiliam a atividade jurisdicional e poderão ser compartilhadas com outros regionais.

Elaborado pelo TRT-12 (SC), o sistema Veritas reúne ferramentas para os magistrados utilizarem de forma simples os dados diversos de telefonia, redes, geolocalização e outras informações e provas gerados em ambiente digital. A funcionalidade principal é a que faz prova de geolocalização, com dados de operadoras de telefonia e Google Takeout, que registra históricos de localização de celulares.
O Painel de Ações com Tramitação Prioritária foi desenvolvido pelo TRT-7 (CE) e possibilita o acompanhamento especial de ações trabalhistas envolvendo idosos. A ferramenta permite que o trabalhador acompanhe a ação sem se deslocar ao local onde o processo está tramitando. O andamento da ação também pode ser impulsionado a partir dessas informações.
Além desses programas, foi apresentado o EXE-PJe, um projeto do TRT-15 (Campinas). Trata-se de um banco de penhoras centralizado, com informações sobre os executados, comum a todos os TRTs. Ele possibilita, por exemplo, que uma Vara confirme se uma devedora já não tem bens penhorados em outra ação, que também possam garantir a execução em questão. Isso reduz a quantidade de atos repetitivos e o tempo utilizado em medidas executórias.
Presenças
Também participaram da reunião o juiz auxiliar Vice-Presidência, Rodrigo Trindade, o juiz auxiliar da Corregedoria, Leandro Krebs, e a secretária da Corregedoria, Paula Segobia da Rosa.

