Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/06/2023 09:14. Atualizada em: 05/06/2023 10:05.

Dia Mundial do Meio Ambiente: confira o resultado das ações do TRT-4 para reduzir o impacto ambiental de suas atividades

Visualizações: 101
Início do corpo da notícia.

Ilustração com a metade de um globo terrestre, nas cores azul e verde. No topo, está plantada uma árvore. Está escrito: 5 de junho. Dia mundial do Meio Ambiente. Justiça do Trabalho.Preservar a natureza é a principal mensagem do Dia Mundial do Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Junto com ela, também foi estabelecida a Semana do Meio Ambiente, de 1º a 5 de junho, que possui uma temática diferente a cada ano. Em 2023, o tema é “Combate à poluição plástica”, para alertar sobre a crescente produção e descarte indevido de embalagens plásticas.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) atua em prol da redução do impacto ambiental de suas atividades, prevendo medidas para promover o desenvolvimento sustentável em todas as áreas e serviços. A Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA-TRT-4)Abre em nova aba, elaborada a partir da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do TrabalhoAbre em nova aba, possui como um dos seus objetivos identificar e prevenir impactos adversos provocados pelas ações da instituição no meio ambiente. Aliado a ela, o Plano de Logística Sustentável do TRT-4Abre em nova aba estabelece indicadores e metas a serem atingidas com relação a 17 temas principais: papel, copos descartáveis, água envasada em embalagem plástica, impressão, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, reformas e construções, limpeza, vigilância, telefonia, veículos, combustível, apoio ao serviço administrativo, aquisições e contratações, qualidade de vida, e capacitação em sustentabilidade. 

Destaque nacional

Capa do 6º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário - CNJ.Abre em nova abaO desempenho da Justiça do Trabalho gaúcha quanto aos índices do PLS tem sido muito satisfatório. O TRT-4 está em primeiro lugar no Índice de Desempenho de Sustentabilidade entre os Tribunais Trabalhistas na 6ª edição do Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2022.Abre em nova aba A publicação considera sete categorias para avaliação, como o consumo de energia elétrica, água e quantidade de veículos, por exemplo. 

O compromisso da instituição com a sustentabilidade também resulta na economia em diversos insumos. Confira os dados de redução de consumo, apurados no período de 2015 a 2022:

  • Redução de 95% no consumo de papel;
  • Redução de 100% no consumo de copos plásticos;
  • Redução de 89% no número de impressões;
  • Redução de 45% no consumo de energia elétrica;
  • Redução de 43% no consumo de água.

Também foram adotadas medidas de sustentabilidade na infraestrutura dos 75 prédios da instituição. Veja as soluções implementadas:

  • 69 unidades já implantaram o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • 54 contam com bicicletário;
  • 12 utilizam energia fotovoltaica (solar)Abre em nova aba;
  • Oito unidades utilizam iluminação 100% em LED;
  • Nove unidades têm sistema de reutilização de água de chuvas para limpeza externa e rega de jardins.

Além disso, a Justiça do Trabalho gaúcha é 100% eletrônica desde 2019, quando foi concluída a migração do acervo de processos físicos para o PJe. A implantação do sistema de processo eletrônico em todas as unidades judiciárias de primeiro e segundo graus ocorreu entre 2012 e 2015.

Cartilha Atitude Sustentável

Capa da cartilha Atitude Sustentável - Dicas para um Cotidiano Melhor. Há o perfil de uma pessoa preenchido com folhas de árvores, e abaixo, o nome da cartilha.Abre em nova abaA segunda edição da cartilha Atitude Sustentável - Dicas para um Cotidiano MelhorAbre em nova aba, lançada pelo CNJ, propõe a reflexão sobre hábitos do cotidiano e estimula comportamentos sustentáveis. O objetivo é reduzir o impacto da atividade humana no planeta. Há dicas e informações para viver com mais qualidade de vida e garantir recursos para as próximas gerações. 

Informe-se e faça parte desse movimento global pelo Meio Ambiente!

Leia também:

Justiça do Trabalho do RS terá energia solar em pelo menos 68% dos seus prédios própriosAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista