Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/05/2023 18:09. Atualizada em: 24/01/2024 13:01.

TRT-4 apoia campanha nacional de prevenção ao glaucoma

Visualizações: 57
Início do corpo da notícia.

Imagem ilustrativa de um banner da campanha nacional sobre o glaucoma.O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), juntamente com a Sociedade Brasileira de  Glaucoma (SBG), prepara mais uma edição do seu tradicional evento em prol da conscientização sobre o glaucoma, a maior causa de cegueira evitável no mundo. A  atividade “24 Horas pelo Glaucoma” ocorrerá no sábado (20), das 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas,  celebridades e pacientes que convivem com a doença.

A campanha tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e de outros tribunais.

“Nosso objetivo com essa ação é levar informação de qualidade e baseada em evidências  científicas para a população. Sabemos que há muitos mitos sobre o tema. Por isso,  queremos aproveitar a data para respondermos às dúvidas mais comuns que chegam  aos nossos consultórios”, ressalta o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino. 

Conforme o dirigente, a atividade abordará assuntos como grupos de risco para o  glaucoma; os perigos da automedicação; as causas da doença; a importância do uso de  colírios; o acompanhamento do tratamento do paciente; e a atuação do Programa  Nacional de Glaucoma.

“Teremos também um momento mostrando os direitos que o paciente com glaucoma  possui. Além disso, vamos debater sobre novas tecnologias para o tratamento da doença que foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e quais os cuidados com a  criança com glaucoma. Tudo isso para deixar o paciente e seus familiares com  conhecimentos necessários para enfrentarem esse desafio”, ressalta o presidente do  CBO.

Glaucoma

Estudos estimam que de 1 a 2% da população mundial convivem com o  glaucoma. Conforme projeções, 111,8 milhões de pessoas podem sofrer  com a doença em 2040. Os especialistas alertam que o glaucoma é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e  tratamento precoces, ela pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento  dos primeiros sintomas.

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura  responsável por permitir ao cérebro reconhecer as formas e cores capitadas. “A pressão  intraocular elevada machuca o nervo óptico progressivamente, não sendo possível recuperar as partes lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à  perda permanente da visão. No SUS, é possível contar com o suporte de médicos e ter  acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento”, conclui  Wilma Lelis Barboza, 1ª secretária do CBO. 

“É uma doença que deve ser diagnosticada precocemente, uma vez que quanto antes os  cuidados forem introduzidos, maiores as chances de mantê-la sob controle. Por isso, é  recomendado que os pacientes façam visitas regulares aos oftalmologistas. Ao  realizarem exames preventivos, os pacientes ajudam a prevenir doenças assintomáticas  como é o caso do glaucoma”, explica. 

Outras edições

O “24 Horas pelo Glaucoma” acontece tradicionalmente em maio em  virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 deste mês.  Nos anos anteriores, a campanha ganhou apoio de celebridades e instituições em todo o país. Prédios foram iluminados de verde na luta contra a doença.

A atividade envolve  representantes de várias entidades relacionadas ao tema da saúde ocular.

Confira os vídeos:

Crianças podem ter glaucoma?

É possível perceber os sintomas?

É possível reverter os danos?

Glaucoma tem cura?

Histórico familiar é um fator de risco?

Idade é um fator de risco?

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista