Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 12/04/2023 14:06. Atualizada em: 13/04/2023 09:01.

II Fórum Estadual Municípios Lixo Zero RS conta com apoio do TRT-4

Visualizações: 535
Início do corpo da notícia.
Logomarca do Coletivo Lixo Zero de Porto Alegre.

Nesta sexta-feira (14/4), será realizado o II Fórum Estadual Municípios Lixo Zero RS, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento, idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), tem como objetivo unir as cidades gaúchas para debater as principais temáticas envolvendo resíduos sólidos e promover as Boas Práticas Lixo Zero do RS. O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) apoia a realização do evento por intermédio do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa), do qual faz parte.

O credenciamento inicia às 8h no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS e a abertura está marcada para às 9h. O evento seguirá até às 17h, com intervalo para almoço. A programação conta com três painéis temáticos: Educação Ambiental como ferramenta para o Lixo Zero; Inovação social e políticas para a meta Lixo Zero; e Emergência Climática e Resíduos Sólidos.

Participam especialistas do setor público e privado, que trocarão experiências sobre iniciativas, políticas, inovações e tecnologias que vêm buscando solucionar os problemas gerados pelos resíduos sólidos. “O evento é uma excelente oportunidade para aprofundar a discussão sobre as políticas públicas ambientais do RS, apresentando casos de sucesso de diferentes cidades gaúchas como forma de inspirar toda a sociedade”, comenta Lucas Fontes, embaixador Lixo Zero em Porto Alegre e educador ambiental. 

A organização do Fórum é dos coletivos Lixo Zero Porto Alegre e Lixo Zero Vale do Taquari. O evento conta com o apoio de várias entidades e instituições. Mais informações aqui.

Grupo Interinstitucional

O Gisa é composto por 20 instituições ligadas ao setor público, que colaboram para a promoção da responsabilidade socioambiental. Além do TRT-4, também fazem parte o Ministério Público Estadual, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça Militar, a Ajuris, a Procuradoria-Geral do Estado, a OAB/RS, a Procuradoria Regional da República, o Ministério Público de Contas, o Ministério Público do Trabalho, a Escola Superior da Magistratura, a Defensoria Pública do Estado, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado, a Ufrgs, a Defensoria Pública da União, a Uergs e a Justiça Federal/Seção RS.

TRT-4

Em acordo à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), o TRT-4 criou o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O objetivo principal é que todos os resíduos recicláveis e reutilizáveis produzidos pelas unidades da Justiça do Trabalho gaúcha sejam destinados a associações ou cooperativas de reciclagens, evitando o descarte desses materiais em aterros sanitários e colaborando para a inclusão social. Em 2022, o TRT-4 destinou mais de 68 toneladas de materiais recicláveis para associações e cooperativas de reciclagem.

No momento, o Tribunal está com processo de credenciamento aberto para associações e cooperativas coletarem materiais recicláveis nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Santa Vitória do Palmar e São Jerônimo. Mais informações sobre o edital aquiArquivo tipo pdf de 597KB.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4), com informações do Instituto Lixo Zero Brasil.
Tags que marcam a notícia:
grupo interinstitucional de cooperação socioambientalreciclagem
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias