Mais 31 alunos do Projeto Pescar recebem seus diplomas de formatura em solenidade no TRT-4
As duas turmas da Unidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar em 2022 formaram-se no final da tarde da última quinta-feira (15/12). Em solenidade realizada no Plenário Milton Varela Dutra, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), os estudantes das turmas do Tribunal e da Escola Superior de Advocacia receberam seus certificados de conclusão do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. Ao todo, foram 31 alunos. Na ocasião, estiveram presentes, além dos estudantes, os voluntários que participaram do Projeto, autoridades representantes das instituições promotoras, familiares e apoiadores da iniciativa. O Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens em situação de vulnerabilidade social. A unidade administrada pela Comunidade Jurídico-Trabalhista é fruto de uma parceria entre a Fundação Projeto Pescar, o TRT-4, o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Caixa de Assistência aos Advogados (CAA), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul.
Acesse aqui o álbum de fotos da solenidadeAbre em nova aba.
Ao se pronunciar no início da cerimônia, o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, destacou que o sentido da palavra pescar, no caso do Projeto, é de resgatar, dar perspectivas, abrir caminhos para as pessoas. "Vocês têm um futuro pela frente. Quando alguém chegar pedindo uma oportunidade, sejam generosos, lembrem-se das oportunidades que vocês receberam. Tornem-se pescadores também", conclamou, ao se dirigir aos formandos. O magistrado também agradeceu às instituições, servidores e juízes envolvidos com o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista. "Cada um de vocês, alunos e colaboradores, é um orgulho para o nosso Tribunal", finalizou.
A diretora voluntária da Fundação Projeto Pescar, Rosângela Benetti Almeida, também celebrou a oportunidade recebida pelos estudantes e destacou o caráter transformador que a educação pode conter. "Não é à toa que vocês estão aqui hoje. Aproveitem essa oportunidade. O mundo é de vocês", ressaltou.
Em sua fala, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, Rafael Foresti Pego, além de parabenizar os formandos, destacou que o aprendizado é um instrumento para a inclusão. "O preparo gradual dos adolescentes, em processos e procedimentos pensados para protegê-los, e não para submetê-los a qualquer trabalho, é a melhor forma possível de inclusão no mercado de trabalho", afirmou. "Precisamos de cada vez mais jovens nessa condição. É um dos principais caminhos para concretizarmos os ideais de um país solidário e inclusivo, previstos na Constituição de 1988. Momentos como esse dão concretude à rotina do MPT, de combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem", celebrou.
Como representante da OAB-RS na solenidade, a corregedora-geral da entidade, advogada Maria Helena Camargo Dornelles, agradeceu nominalmente a cada representante das entidades parceiras, aos educadores e aos servidores e magistrados do TRT-4 envolvidos com o Projeto pescar. Aos estudantes, a advogada ressaltou que a recepção do diploma é só um primeiro passo. "Peguem essa conquista e não coloquem no bolso ou numa pasta. Levem adiante, continuem estudando. Essa foi apenas a primeira etapa. Sejam felizes, a felicidade está dentro da gente para nos fazer crescer", aconselhou.
Os educadores sociais responsáveis pelas duas turmas, Valéria Neutzling (turma ESA) e André Guilherme Cintra de Oliveira (turma TRT-4), fizeram uma emocionada respectiva do ano de 2022. Eles lembraram que o ano começou com aulas ainda on-line e terminou com encontros presenciais, com a melhora dos indicadores da pandemia.
Em nome dos colegas, falaram os oradores da turma da ESA, Beatriz Farias e Diogo Goulart, e pela turma do TRT-4, Cássio de Aquino de Oliveira e Raíssa Santos Silva
Também estiveram presentes na solenidade a vice-presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Rio Grande do Sul, Paula Grill Silva Pereira, a diretora de atividades culturais da Escola Superior da Advocacia (ESA), Eliane Chalmes Magalhães, o diretor da Escola Judicial do TRT-4, desembargador João Paulo Lucena, a vice-ouvidora do TRT4, desembargadora Maria Madalena Telesca, o presidente da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas, Felipe Carmona, o presidente da Associação de Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Moreira, a coordenadora da Fundação Projeto Pescar, Niura Machado, a paraninfa da turma do Projeto Pescar da ESA, Dardânia Curtinaz, a paraninfa da turma do TRT-4, Clarisse Sacomori Ferraz e o secretário-geral da OAB-RS, Gustavo Juchem.
Ao final da cerimônia, os alunos ofereceram duas apresentações musicais, executadas com instrumentos recebidos pela campanha realizada pela Escola Judicial do TRT-4. Eles também entregaram uma rosa para seus familiares presentes.
Confira, a seguir, a lista dos agora formados:
Alunos da 9ª Turma da Escola Superior de Advocacia (ESA)
AYSHA DA SILVA PEREIRA
BEATRIZ DA SILVA FARIAS
BRUNO CAUÃ RODRIGUES VIANNA
DANIELI FAGUNDES TEIXEIRA
DIOGO GOULART SENA DA SILVA
ENDRYL FELIPE PEREIRA DA SILVA
JEFFERSON SPINDOLA DA FONSECA
KETLYM RARIANE CARARO MOTA
LIZ COSTA GIRALD
MELISSA RIBEIRO DE SOUZA
MIGUEL DA SILVA GOMES
NALLANDA RIBEIRO CONCEIÇÃO
RIKELME DE SOUZA DO NASCIMENTO
VICTOR DE OLIVEIRA VARGAS
VICTÓRIA DE SOUZA FERNANDES
VITOR TIAGO BRAZ FLORIANO
Alunos da 10ª Turma do TRT
ANA CAROLINA NIZ DA SILVA
ANDHERSON DA SILVA SEVERO
ANDRIELLE GUIMARÃES
ANELIS SCHMIDT PILATI
BRUNA DA SILVA SIQUEIRA
BRUNNO DA ROSA AMARO
CÁSSIO DE AQUINO DE OLIVEIRA
ÉRICA MANUELA DA SILVA
FERNANDO RODRIGUES ILHA
GIOVANA ÉRIKA DA SILVA NUNES
JÉSSICA RODRIGUES DA SILVA
KALYTA ANTONIA AMARAL TERRA
LUIZA DA SILVA COSTA
MARIA EDUARDA GONÇALVES
RAÍSSA SANTOS DA SILVA