Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 26/07/2022 11:18. Atualizada em: 26/07/2022 16:24.

Painel de grafite no Foro Trabalhista de Porto Alegre encerra atividades da Semana da Sustentabilidade no TRT-4

Visualizações: 83
Início do corpo da notícia.

Foto do painel, com a imagem da pintura de um rosto feminino em primeiro plano e os artistas trabalhando na obra ao fundoUm painel com imagens coloridas que remetem ao planeta Terra, à natureza, à coletividade, à cultura ancestral e à ciência foi grafitado na entrada do Foro Trabalhista de Porto Alegre pelos artistas Jotapê Pax e Matheus Prestes. A obra de arte, exposta de forma permanente para todos que ingressam ou passam pela frente do prédio da Justiça do Trabalho, é uma das iniciativas da Semana da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que ocorreu de 11 a 15 de julho. A inauguração da pintura aconteceu nesta segunda-feira (25/7), com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Francisco Rossal de Araújo. A ação teve apoio da Direção do Foro de Porto Alegre.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo do processo de realização da obra: 

captura de tela do videoAbre em nova aba

Veja o álbum de fotos. Abre em nova aba

O idealizador do desenho foi o artista Jotapê PaxAbre em nova aba, que trabalha há 20 anos com pintura urbana e é responsável por diversas obras artísticas na Capital. Seu projeto foi formado a partir das referências sugeridas pela Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, pela Direção-Geral e pela juíza Carolina Gralha. Jotapê grafitou as imagens no muro com auxílio do artista Matheus Prestes. O trabalho levou ao todo quatro dias. Os artistas trabalharam com tintas spray de cores vivas e multicoloridas, predominando os tons de azul, amarelo, verde e rosa. Além dos desenhos, também estão expressas no painel as palavras “luz”, “Amazônia”, “sustentável”, “recicle” e “igualdade agora”.

JotaPê Pax em close trabalhando no mural. Ele segura um spray e aplica a tina sobre o muro
Jotapê Pax

Nas palavras de Jotapê Pax, “entrar num espaço público sério como o TRT é muito importante porque mostra que a arte não tem limitações, ela abre espaço e faz um papel social também. É diferente de estar dentro de uma galeria. Aqui é um lugar público, onde as pessoas vão poder apreciar de maneira gratuita e também poder refletir sobre questões ambientais e de sustentabilidade, que são assuntos muito pertinentes para o momento. E também faz com que a gente transforme o dia-a dia das pessoas de maneira positiva e impacte levando uma mensagem relevante”.

Matheus Prestes destacou que é importante agregar a arte a um espaço tão movimentado como a Justiça do Trabalho. Segundo ele, abordar a questão da sustentabilidade acaba educando as pessoas. “O investimento de um espaço público na cultura é importantíssimo, seja ele arte, seja ele música, dança, teatro. Acho que é um dever dos espaços públicos terem um espaço destinado para a cultura”, finalizou. 

Os dois artistas posam para a foto em frente ao mural com o presidente Rossal entre eles. O presidente segura uma camiseta presenteada pelos artistas
Matheus Prestes, Francisco Rossal e Jotapê Pax

Segundo Anita Cristina de Jesus, assistente-chefe da Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-4, a ideia para a composição do mural veio da Agenda 2030 da ONU e os seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, incluindo direitos humanos e o trabalho por meio da arte. A primeira imagem do painel é a "mãe natureza", representada por uma figura feminina, ao lado do painel de fundo azul, que simboliza a pureza e o cuidado com a água. Ao centro, duas mãos se encontram em um planeta em evolução e se conectam. As diversas cores estampadas nas mãos simbolizam diferentes bandeiras, culturas e crenças. No lado direito, uma mulher indígena representa os povos ancestrais e a cultura da floresta. O fundo é verde, representando a Amazônia, a agricultura e o cultivo de frutos. As duas figuras humanas trazem a ideia de diferentes culturas unidas para o bem comum. Carros, livros, microscópios e tratores representam o ensinamento ancestral somado à evolução e ao conhecimento atual. Tudo isso de uma forma lúdica, criativa e muito colorida, ocupando um espaço de 35 m².

“A pintura no muro procura dialogar com as pessoas que circulam no Foro e no entorno de forma a envolver a comunidade com as temáticas que são importantes à Justiça do Trabalho”, explica Anita. Segundo ela, o painel também buscou inspiração na coletividade, mostrando o humano como responsável por cuidar da terra.

O artista Jotapê Pax é integrante do Paxart e seus trabalhos estão disponíveis no site http://www.paxart.com.br/ Abre em nova abaou no seu instagram @jotapepax.

foto geral do mural.  No canto esquerdo aparece a assinatura do artista JotaPê Pax

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Bárbara Frank (Secom/TRT-4), fotos e vídeo de Secom/TRT-4.
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista