Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/06/2022 00:44. Atualizada em: 24/06/2022 00:49.

Palestra do presidente do TRT-4 abre congresso da Fecomércio-RS, em Torres

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

Foto em ângulo aberto do evento, mostrando público e palcoO presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, realizou a palestra de abertura do 6º Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho da Fecomércio-RSAbre em nova aba. O evento iniciou na noite desta quinta-feira (23), em Torres (RS), com a participação de mais de 200 congressistas.

A apresentação do magistrado abordou perspectivas pós-pandemia nas relações de trabalho. Rossal destacou que as formas de trabalhar estão cada vez mais específicas, diversificadas e em constante transformação. Para o desembargador, é muito difícil a legislação conseguir prever todas as situações concretas que podem ocorrer. O teletrabalho e seus diferentes formatos é um exemplo. 

Des. Rossal, durante sua palestraNesse cenário, conforme Rossal, a negociação coletiva ganha ainda mais importância, e a Justiça do Trabalho tem exercido um importante papel de mediadora do diálogo entre as categorias profissional e econômica. “Nas mediações pré-processuais, o TRT-4 atua como condutor, e não como julgador”, explicou aos presentes. 

Para exemplificar, o presidente mencionou as mediações realizadas pelo Tribunal durante a pandemia – uma realidade que até então era desconhecida. “Na pandemia fomos ‘forçados’ à negociação coletiva. As mediações tiveram dois propósitos: proteger a saúde dos trabalhadores e manter as empresas em funcionamento”, disse. Os mais variados setores econômicos foram atendidos pelo TRT-4. Estima-se que as negociações abrangeram mais de 480 mil trabalhadores em 2020 e 520 mil em 2021. Antes da pandemia, a média era de 30 mil.

Ao final da palestra, o presidente salientou que para se ter empresas fortes e empregos sadios é fundamental que as negociações ocorram em condições de igualdade entre as partes e com respeito. “E o que for negociado, tem que valer”, sublinhou.

O desembargador foi recebido em Torres pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a gerente da Assessoria Jurídica, Márcia Duarte, o consultor trabalhista, advogado Flávio Obino Filho, e outros representantes da entidade.

Foto em ângulo aberto do evento, mostrando público e palco
Evento teve presença de mais de 200 congressistas
Des. Rossal e Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio
Des. Rossal e Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista