Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 30/01/2026 10:28. Atualizada em: 30/01/2026 13:18.

TRT-RS incentiva a contratação remunerada de cooperativas de catadores por órgãos públicos

Visualizações: 57
Início do corpo da notícia.
Reunião ocorreu no salão nobre da presidência

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) apresentou, nesta quinta-feira (29/1), uma proposta de acordo de cooperação técnica para incentivar a contratação remunerada de cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis. 

O objetivo é compartilhar a experiência da Justiça do Trabalho gaúcha para que outros órgãos públicos também passem a contratar as cooperativas mediante pagamento. A proposta busca fomentar a inclusão socioeconômica de catadoras e catadores e o reconhecimento da atividade como prestação de serviços, com direitos e remuneração justa.

O TRT-RS propõe a disponibilização de suas práticas, oferecendo modelos de editais, minutas contratuais e um guia para a instrução de processos administrativos. 

Alexandre é branco, usa cabelo e barba pretos. fala enquanto segura folhas sobre a mesa.
Alexandre Corrêa da Cruz

Experiência

Desde agosto de 2025, o TRT-RS substituiu convênios sem pagamento por contratos que garantem remuneração às cooperativas. O serviço contempla o transporte e a destinação dos resíduos sólidos gerados nos prédios da Justiça do Trabalho em Porto Alegre. Além disso, o Tribunal mantém um credenciamento permanente para a adesão de cooperativas de Porto Alegre e em cidades do interior do Estado sem coleta seletiva pública. 

“Nosso objetivo é disseminar essa prática que nosso Tribunal já adota, para promover o trabalho decente das catadoras e dos catadores de materiais recicláveis. Convidamos todos e todas a participarem desta ideia de corresponsabilidade social”,  declarou o presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.

Encontro reuniu representantes de órgãos públicos com sede no RS.
Encontro reuniu representantes de órgãos públicos.

Cooperação

Os termos do acordo foram apresentados em reunião com representantes do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), do Tribunal de Justiça Militar do RS (TJM-RS), do Ministério Público do Trabalho no RS (MPT-RS), do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (MPF). Representantes de cooperativas de catadores e catadoras também participaram do encontro.

A proposta de acordo está aberta para a adesão de outros órgãos públicos interessados. 

Representantes de catadores e catadoras participaram da reunião.
Representantes de catadores e catadoras participaram
da reunião. 

A apresentação também contou com a participação da juíza auxiliar da Presidência Mariana Piccoli Lerina, da assessora-chefe de Promoção do Trabalho e dos Direitos Humanos do TRT-RS, Roberta Liana Vieira, da assessora de Promoção do Trabalho Decente, Anita Cristina de Jesus, e da servidora Laís Cristina Gross Gerhardt, que também atua na Assessoria de Promoção do Trabalho Decente e dos Direitos Humanos.

  • Servidoras Eliza Ferretti e Eliane Braga Schmidt, e servidor Germano Silveira Carniel, do TJ-RS;

  • Servidores José Aparecido Andrade e José Antônio Berta Antunes, do TRF-4;

  • Roberta Vieira e Anita de Jesus (ao fundo).
    Roberta Vieira e Anita de Jesus (ao fundo).
    Servidor Jodoé Renato Menger do TRE-RS;

  • Procurador-chefe Antônio Bernardo Santos Pereira e diretora regional em exercício Vanessa Cristina Bulhões Barreto Secretti, do MPT-RS;

  • Procuradora-Geral de Justiça Ana Marchezan, do MP-RS;

  • Servidora Cristina Benevenutto Bettin do MPF;

  • Tenente-coronel José Carlos Albino do TJM-RS;

  • Luciana Cardoso, da Unidade de Triagem ATUT São Pedro;


  • Mariana Piccoli Lerina
    Mariana Piccoli Lerina
    Fagner Jandrey, Kerolin Rosa e Alnilam Orga Marroquin, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR);

  • Rosemari Fortes, da Unidade de Triagem Vila Chocolatão

  • Servidores(as) Rejane Carvalho Donis (diretora-geral), João Henrique Carvalho de Lima Ribas (diretor da Secretaria de Administração), André Luís Daiprai (diretor da Secretaria de Serviços) e Juliana Kroetz Cezimbra (coordenadora de Fiscalização Administrativa de Serviços Terceirizados), do TRT-RS. 



    Reunião ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS
    Reunião ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
horizontesustentabilidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias