Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 05/12/2025 14:20. Atualizada em: 05/12/2025 14:23.

Vice-presidente do TST visita Cejusc do TRT-RS e destaca importância da conciliação trabalhista

Visualizações: 123
Início do corpo da notícia.

Caputo Bastos aparece no canto direito da foto, na ponta da mesa da conciliação. Os demais presentes estão sentados ao longo da mesa e olham para ele. O ministro fala e gesticula.O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Guilherme Caputo Bastos, visitou, na quinta-feira (4/12), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do segundo grau do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Na ocasião, o ministro acompanhou uma audiência de conciliação que resultou em acordo. 

Em sua fala, Caputo Bastos destacou a importância da conciliação e da mediação no Judiciário. O ministro ressaltou que a busca da solução consensual para os processos é facilitada pela equipe especializada de conciliadores, que contribui para a aproximação das partes e a solução mais rápida dos conflitos. O magistrado também afirmou que passou a acompanhar mais de perto o funcionamento dos centros de mediação e conciliação, quando assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, em 2022.  “Sou um dos maiores incentivadores dos Cejuscs”, destacou. 

Martins Costa e Caputo Bastos
Martins Costa e Caputo Bastos 

O presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa relembrou dos avanços da política de conciliação na Justiça do Trabalho.  “Conseguimos resgatar de uma forma muito qualificada o DNA da Justiça do Trabalho, que foi pensada para a busca da paz social”. O magistrado acrescentou que o sucesso dos resultados nas tentativas de acordo passa pelo investimento nos Cejuscs e, especialmente, pela capacitação de servidores e magistrados nas melhores técnicas de mediação e conciliação. 

O desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, vice-presidente institucional e de atuação em demandas coletivas eleito do TRT-RS para a gestão 2025/2027, afirmou que tem certeza de que a nova Administração estará comprometida com a incrementação das conciliações. Acrescentou que é uma grande vantagem para os Cejuscs o fato de os juízes conciliadores não serem os mesmos que julgam os processos originários. “O juiz da conciliação está focado na aproximação entre as partes, em buscar caminhos para resolver o conflito de forma consensual, e está em um ambiente que é preparado para facilitar o diálogo”, afirmou. 

Cláudio Cassou
Cláudio Cassou

A atual vice-corregedora regional e corregedora eleita do TRT-RS para o biênio 2025-2027, desembargadora Maria Madalena Telesca, relembrou que em sua trajetória sempre foi uma juíza que buscou a conciliação. Ela afirmou que, em sua atuação no segundo grau, preocupou-se em separar processos mais conciliáveis da pauta e encaminhá-los para o Cejusc do 2º grau. “A melhor solução é a conciliação, muito melhor do que uma sentença. As partes ficam mais satisfeitas e vemos o conflito pacificado”, definiu. 

A audiência de conciliação também contou com a presença do desembargador Ricardo Carvalho Fraga, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas do TRT-RS, da desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, que coordenou o Nupemec de 2023 ao início de 2025, da juíza Luciana Böhm Stahnke, supervisora do Cejusc do 2º grau, e do juiz Fabrício Luckmann, coordenador do Cejusc do 1º grau de Porto Alegre. A conciliação foi conduzida pela servidora Patricia Furni Cousseau. 

Ricardo Fraga e Maria Madalena Telesca
Ricardo Fraga e Maria Madalena Telesca

Antes de participar da audiência de conciliação, o ministro Caputo também esteve no gabinete da Presidência do TRT-RS. Na ocasião, recebeu da desembargadora Luciane Barzotto o livro sobre a XI Jornada de Soluções Autocompositivas, sediado pelo TJRS em parceria com o TRT-RS, TRF-4, e TJMRS em 2024, e conversou com o juiz Fabrício Luckmann sobre o livro “Conciliar é Legal: 15 anos da Resolução CNJ n. 125/2010”, que reúne artigos sobre o tema.

Após a visita ao Cejusc do 2º grau, o ministro Caputo Bastos conheceu a nova Central de Monitoramento de Segurança do TRT-RS, que ampliou recursos de vigilância da instituição. Ele também está em Porto Alegre para solenidade de posse da nova Administração do TRT-RS, que ocorre nesta sexta-feira (6/12), a partir das 17h. 

Fabrício Luckmann, Martins Costa, Luciana Stahnke, Caputo Bastos, Luciane Barzotto,  Cláudio Cassou.
Fabrício Luckmann, Martins Costa, Luciana Stahnke, Caputo Bastos, Luciane Barzotto, 
Cláudio Cassou. 
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias