TRT-RS sedia debate sobre novas relações de trabalho e desafios contemporâneos do Judiciário Trabalhista
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) sediou nesta sexta-feira (28/11) o Colóquio das Academias Brasileira (ABDT) e Sul-Rio-Grandense (ASRDT) de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, realizado no auditório da Escola Judicial do TRT-RS (EJud-4). O evento reuniu magistrados, acadêmicos, advogados e especialistas para debater transformações estruturais nas relações de trabalho e seus reflexos na atuação da Justiça do Trabalho.
Veja as fotos do evento!Abre em nova aba
A abertura oficial contou com a presença do presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa; do diretor da Escola Judicial, desembargador Fabiano Holz Beserra; do representante da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), professor e advogado André Jobim de Azevedo; da representante da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho (ASRDT), advogada Martha Macedo Sitonni; e do representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Fábio Müller Vieira.
A conferência inicial, intitulada “As novas relações de trabalho: panorama e desafios jurídicos”, foi conduzida pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Amaury Rodrigues Pinto Junior. O ministro apresentou reflexões sobre formas contemporâneas de contratação e impactos das transformações tecnológicas na organização do trabalho.
Na sequência, o público acompanhou dois painéis mediados por André Jobim de Azevedo: “Terceirização e pejotização”, com a desembargadora aposentada do TRT-RJ Vólia Bomfim, e “Teletrabalho”, com o professor José Claudio Monteiro Filho.
Ainda pela manhã, ocorreram as palestras do advogado Raimar Machado sobre “Litigância predatória”, e do ministro aposentado do TST Gelson de Azevedo sobre “Embargos declaratórios em recurso de revista”.
Ao longo da tarde, o evento teve as palestras “Inteligência Artificial e o Direito do Trabalho”, com o professor Jorge Boucinhas; “Limites do negociado x legislado”, com o professor Gilberto Sturmer, “Métodos alternativos de solução de conflitos”, com os advogados André Jobim de Azevedo e Marco Antônio Villatore.
A conferência de encerramento foi realizada pelo ministro do TST Hugo Carlos Scheuermann, sobre o tema “Competência Constitucional da Justiça do Trabalho”.

