Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 07/10/2025 16:10. Atualizada em: 07/10/2025 16:26.

TRT-RS doa 200 livros à APAC Porto Alegre

Visualizações: 21
Início do corpo da notícia.

Porta-malas de um carro preto aberto com seis caixas de papelão, cheias de livros. Os livros estão organizados vertical e horizontalmente, com lombadas coloridas visíveis. O carro está estacionado em frente a um muro azul com a sigla "APAC".Na tarde dessa segunda-feira (6/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) doou 200 livros para a biblioteca da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados). As obras foram doadas pela juíza Maria Teresa Vieira da Silva, da 27ª VT de Porto Alegre, integrante da Comissão de Direitos Humanos do Tribunal.

A APAC é uma instituição que atende apenados em regime fechado e semiaberto. Ela adota uma metodologia de ressocialização baseada na disciplina, na confiança e em oportunidades de aprendizado, oferecendo cursos, oficinas e atividades culturais que favorecem a reinserção social e profissional.

Os livros doados serão utilizados no projeto de remição da pena pela leitura, desenvolvido em parceria com a UFRGS e coordenado pelo professor Luís Augusto Fischer. No projeto, os participantes leem um livro por mês e produzem uma resenha sobre a obra. Os textos são avaliados por estudantes de Letras da UFRGS e, quando aprovados pelo Poder Juidiciário, rendem até quatro dias de redução da pena.

Caixas de papelão sobre uma mesa de madeira, todas abertas e com alguns livros arrumados em pé e empilhados. Ao fundo, uma janela azul deixa entrar luz natural. Há um cartaz institucional pendurado e livros apoiados próximos a janela.Um dos participantes, João (nome fictício), em regime semiaberto desde 2021, contou que o livro que mais o marcou foi "A cor da esperança", do jornalista Renato Dornelles. A obra homenageia mulheres negras e resgata parte da história de Porto Alegre, mostrando os impactos sociais do tráfico de drogas no bairro Restinga.

Inspirados pela leitura, os apenados montaram uma peça de teatro baseada no livro. João, que também é músico e integra o coral da instituição, criou a trilha sonora com a canção "A cor da esperança", de Cartola, em um momento que emocionou o autor do livro, presente na ocasião.

Além das atividades culturais, ele contou que já participou de cursos de marketing e gestão de pessoas e atualmente estuda Administração, aproveitando as oportunidades oferecidas pela APAC.

O diretor voluntário da instituição, Celso Rodrigues, destacou que a parceria entre o TRT-RS e a APAC teve início neste ano e já vem trazendo resultados positivos. Segundo ele, as instituições estão desenvolvendo novas ações conjuntas voltadas à qualificação profissional, educação e reinserção social.

Para saber mais sobre o convênio entre as instituições, assista ao episódio 12 do videocast Estúdio TRT.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Priscilla Soares (Secom/TRT-RS).
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias