Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 25/04/2025 09:26. Atualizada em: 25/04/2025 09:26.

Desfazendo Nós: Segundo episódio debate racismo estrutural, sexismo e trabalho escravo

Visualizações: 43
Início do corpo da notícia.

Captura de tela de um momento do segundo episódio. Aparecem as professoras na tela, sentadas em poltronas pretas. O fundo é azul, e ao centro dele aparece a marca do videocast. Há uma mesa de apoio entre as apresentadoras, redonda, com pernas de madeira e tampo preto, sobre o qual estão dois copos d'água.O desafio posto pelo racismo estrutural e suas bases profundamente enraizadas e resistentes vem ao centro da discussão neste segundo episódio do videocast Desfazendo Nós. Suas origens na história colonial da sociedade brasileira, a exemplo do trabalho escravo das cozinheiras negras, é examinado sob uma perspectiva crítica da visão romantizada, enviesada de teóricos não pertinentes ou relacionados ao grupo em estudo. Para conhecer os detalhes anatômicos do racismo estrutural e combatê-lo, o espaço acadêmico conta com notáveis referências de pesquisadoras inseridas no contexto.

Da inescapável intersecção entre capital, patriarcalismo e racismo nos textos de Lélia González, à análise profunda da objetificação da mulher negra na obra de Sueli Carneiro, constrói-se um caminho em que o ativismo e o rigor acadêmico destas autoras atuam inseparáveis e harmônicos para identificar comportamentos que revelam o racismo estrutural, seu aspecto sombrio, sua covardia discreta e os danos que inflige às mulheres negras e seus espaços na sociedade

No videocast Desfazendo Nós, as professoras Valdete Souto Severo e Luciane Toss conduzem discussões sobre gênero, raça e classe nas relações de trabalho. Este episódio do programa de debates foi produzido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Judicial do TRT-4.

Desfazendo Nós está disponível no Youtube, Spotify e Deezer. Novos episódios são lançados a cada duas semanas.

Assista na sua plataforma de preferência.

Youtube (disponibiliza versão com acessibilidade)Abre em nova aba

SpotifyAbre em nova aba

DeezerAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
desfazendo nós
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias