Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 30/01/2025 18:08. Atualizada em: 31/01/2025 12:10.

Documentário do TRT-RS sobre a enchente de 2024 será exibido no Festival Internacional de Cinema de Arquivo, nesta sexta (31), em Brasília

Visualizações: 527
Início do corpo da notícia.

Imagem aérea do Foro Trabalhista alagado. A foto mostra água sobre a avenida Praia de Belas e no entro do prédio do Foro e das construções vizinhas.O documentário “A grande enchente de 2024 e a reconstrução da Justiça”, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Secom/TRT-RS), será exibido na abertura do “10º Arquivo em Cartaz”, Festival Internacional de Cinema de ArquivoAbre em nova aba, nesta sexta-feira (31/1), às 12h30, em Brasília/DF. 

Acompanhe a transmissão do evento ao vivo. 

Com o tema “Memórias da Terra em filmes de arquivo”, a programação com exibição de filmes e mesas de debates ocorre no Bloco K, da Esplanada dos Ministérios. O Festival se estende até 30 de junho, nas cinco regiões do país.

Porto Alegre e Santa Maria fazem parte das cidades que sediarão as exibições e debates até o meio do ano, além de São Cristóvão (SE),  Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA) e Manaus (AM).

Os filmes selecionados também serão disponibilizados nos canais da rede EBC e na Mostra Acervos, em plataforma streaming do Festival, de forma gratuita, de 3 de fevereiro a 9 de março deste ano.

As obras mais votadas pelo Júri Popular serão premiadas durante a 9ª Semana Nacional de Arquivos na unidade do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, que acontecerá em junho.

Entre as obras inscritas, o documentário do TRT gaúcho foi selecionado pelo Arquivo Nacional (AN) e pela Secretaria do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da curadoria coletiva do Festival.

O documentário 

Construído a partir de entrevistas com gestoras e gestores que tiveram atuação decisiva durante a crise, a obra mostra imagens da invasão das águas, dos estragos causados e do processo de reconstrução. Além de ser um registro histórico, é uma homenagem a magistrados, servidores e trabalhadores terceirizados que atuaram além dos seus deveres funcionais. 

No festival será apresentada uma versão reduzida do documentário, com 30 minutos de duração. 

Assista abaixo ao documentário completo: 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucionalmemória
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias