Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 28/01/2025 16:35. Atualizada em: 28/01/2025 18:29.

Presidente do TRT-RS participa de Ato de Desagravo e de Defesa da Independência Judicial

Visualizações: 2488
Início do corpo da notícia.
Presidente Martins Costa fala ao microfone. Ele é branco, calvo, usa blazer marinho escuro e camisa azul clara. Ao fundo aparece o letreiro "Justiça" na fachada do prédio e demais autoridades
Presidente Ricardo Martins Costa

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, participou, na manhã desta terça-feira (28/1), do “Ato de Desagravo e de Defesa da Independência Judicial”. O evento ocorreu no átrio do Palácio da Justiça, em Porto Alegre.

Representantes do Judiciário e de diversas entidades manifestaram repúdio aos insultos que um vereador de Porto Alegre proferiu contra um magistrado estadual na última quinta-feira (23/1). 

Acesse aqui o álbum de fotos do evento. Abre em nova aba

Em seu pronunciamento, o desembargador Ricardo Martins Costa mencionou a nota de repúdio publicada pelo TRT-RS, na sexta-feira (24/1)Abre em nova aba, em conjunto com os demais Tribunais sediados na capital gaúcha (TRF-4, TRE-RS e TJM-RS). O magistrado destacou que as hostilidades do vereador violam a tradição democrática da casa legislativa e atingem a magistratura como um todo. 

“Vivemos tempos extremos, de pouca escuta e radicalismos exacerbados. Tempos que demandam das autoridades públicas temperança, contenção, responsabilidade e consciência da necessária vinculação de suas condutas aos preceitos da Constituição da República”, declarou. 

Martins Costa discursa em frente ao Prédio do Palácio da Justiça
Evento ocorreu no átrio do Palácio da Justiça

Martins Costa também ressaltou a importância da independência e da harmonia entre os Poderes para a preservação da democracia. O desembargador acrescentou que as decisões judiciais fundamentadas devem ser cumpridas e que seus prolatores merecem respeito, sem espaço para concessões ou transigências. 

“Esta mobilização, nesta histórica praça pública, é o que reforça a transparência de sua causa e acentua o interesse institucional na proteção de uma relação sóbria, respeitosa e assertiva entre todos os poderes de Estado”, concluiu o desembargador. 

Acesse aqui o discurso completo do presidente do TRT-RS.Abre em nova aba

O ato foi convocado pela Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AmatraIV) e pela Associação dos Juízes Federais do RS (Ajufergs). Esteve presente o juiz Gustavo Borsa Antonello (vítima das ofensas proferidas pelo vereador de Porto Alegre).

Presenças

Magistrados posam sorrindo para a foto em frente ao prédio do Palácio.
Tiago Mallmann, Maria Madalena Telesca, Ricardo Martins Costa
e Márcio Amaral. 

O evento contou com a participação da vice-corregedora do TRT-RS, desembargadora Maria Madalena Telesca, do presidente da AmatraIV, juiz Tiago Mallmann Sulzbach, do conselheiro fiscal da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Márcio Lima do Amaral, e do secretário geral da Presidência do TRT-RS, Diogo de Seixas Grimberg. 

Também participaram do ato o presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), desembargador Alberto Delgado Neto, o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, o presidente da Ajuris, juiz Cristiano Vilhalba Flores, o presidente da Associação dos Juízes Federais do RS (Ajufergs), Rafael Martins Costa Moreira, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o ouvidor do Tribunal de Contas do (TCE), conselheiro Cezar Miola, o procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, Felipe da Silva Müller, a representante da Associação Nacional dos Procuradores da República, Maria Emília Correa da Costa, a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Vanessa Ribeiro Mateus, o presidente da Associação do Ministério Público do RS, Fernando Andrade Alves, o Vice-Presidente regional sul da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAP), Carlos Henrique Kaipper, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (APERGS), Roselaine Rockenbach, o representante do Núcleo Gaúcho da Associação de Juízas e Juízes para a Democracia José Paulo Bisol, desembargador João Ricardo dos Santos Costa, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do RS (ADPERGS), Mário Rheingantz, e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Fabianne Bretton Baisch, entre outras autoridades, magistrados e dirigentes associativos.

Magistrados posam para a foto. Juiz Gustavo aperta a mão de Martins Costa.
Márcio Amaral, Gustavo Antonello e Ricardo Martins Costa

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto e fotos de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), com informações do TJ-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias