Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 04/12/2024 19:00. Atualizada em: 04/12/2024 19:01.

Conciliação no TRT-RS encerra greve em hospital de Santa Maria

Visualizações: 690
Início do corpo da notícia.

A imagem mostra o corredor de um hospital, iluminado com luz branca intensa. No lado esquerdo, há uma maca hospitalar azul encostada na parede, equipada com rodas e dobradiças. Mais adiante, no corredor, podem ser vistas roupas hospitalares penduradas, como aventais e jalecos, em um suporte de metal. Ao fundo, há três profissionais de saúde, vestidos com roupas cirúrgicas verdes, em movimento e conversando. As portas ao fundo têm um design de aço inox, típico de áreas de acesso restrito.A greve dos técnicos de enfermagem do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, chegou ao fim após conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A audiência foi conduzida pela desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, na noite de terça-feira (3/12).

O acordo foi confirmado em assembleia extraordinária pelos trabalhadores nesta quarta-feira (4/12), encerrando oficialmente a paralisação das atividades que durava duas semanas.

O movimento grevista foi motivado pela principal reivindicação da categoria: o pagamento do piso salarial da enfermagem. Na primeira audiência de conciliação, sem consenso entre as partes, a desembargadora determinou a manutenção de um percentual mínimo de trabalhadores em atividade durante a greve, para evitar a interrupção dos serviços essenciais.

Já na segunda, o entendimento foi alcançado. Pelo Ministério Público do Trabalho no RS (MPT-RS), participou da audiência a procuradora regional do Trabalho Maria Cristina Sanchez Gomes Ferreira. O acordo entre o hospital e o sindicato incluiu os seguintes pontos:

  • Cessação da greve: o retorno ao trabalho foi fixado às 13h de 4 de dezembro de 2024;

  • Pagamento da "tutela": o hospital se comprometeu em manter a parcela paga até setembro de 2024 até decisão em ação judicial, acordo coletivo ou julgamento final da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222;

  • Estabilidade dos grevistas: os trabalhadores que participaram da paralisação das atividades terão garantia de emprego por 60 dias;

  • Compensação de horas: 40% das horas paradas deverão ser compensadas no prazo de 90 dias, com pagamento do restante. O sindicato terá cinco dias para fornecer a lista dos grevistas ao hospital;

  • Vale-alimentação: o hospital se comprometeu a negociar com a categoria o reajuste do vale-alimentação até 15 de março de 2025.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Conciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias