Magistrados do TRT-RS visitam fábrica de erva-mate no Alto Vale do Taquari
Uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) visitou, na terça-feira (12/11), uma fábrica de erva-mate, em Arvorezinha, no Alto Vale do Taquari.
Magistrados e servidores foram recepcionados por Solange Bassani, proprietária da Natumate.
Gestores regionais do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante, o desembargador Manuel Cid Jardon e o juiz Charles Lopes Kuhn puderam acompanhar cada etapa do processo de produção da erva-mate, desde o recebimento das folhas e ramos até o empacotamento do produto final.
Visitas institucionais a empresas ajudam na atividade jurisdicional, pois, a partir da visualização in loco, é possível aprofundar o conhecimento sobre a realidade das relações de trabalho do segmento econômico visitado.
A comitiva do TRT-RS esteve na região para realização do “Projeto Itinerante RS – Trabalho Decente”Abre em nova aba. O evento, que ocorreu na terça-feira (12/11), teve o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da conscientização e aplicação dos direitos trabalhistas, além de combater práticas ilegais como o trabalho escravo e o tráfico de pessoas.
Além dos magistrados, a comitiva do TRT-RS que percorreu municípios do Alto Vale do Taquari contou com a presença dos servidores Anita Cristina de Jesus, Laís Cristina Gerhardt, Elen Cristina Presotto, Cicero da Silva Ferreira, Rafael Filla Nunes, Wellington Gomes, Alexandre Menezes, Mauricio Oliveira do Amaral e Odair da Rocha Marinho.
No dia seguinte, quarta-feira (13/11), a comitiva também visitou o Museu do Pão, localizado em Ilópolis, cidade próxima, ampliando o entendimento sobre as tradições e a produção local no Vale do Taquari.