Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/02/2021 18:23. Atualizada em: 04/02/2021 18:23.

Dia Mundial do Câncer: Confira algumas dicas de prevenção

Visualizações: 99
Início do corpo da notícia.

diamundialdocancer4 - 1.jpgO dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para marcar a data e colaborar para a conscientização e educação sobre o tema, o TRT-RS divulga abaixo algumas dicas de prevenção. As informações são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e foram disponibilizadas por um informativo do Hospital Moinhos de Vento: 

Pequenos hábitos podem ter grandes impactos na sua saúde

  • Não fume!
    Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

  • Alimentação saudável
    Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas) e pobre em alimentos ultraprocessados (como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas) pode prevenir novos casos de câncer. Evite, também, comer carne processada (presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru). 

  • Mantenha o peso corporal adequado ao longo da vida
    Pratique atividades físicas, como caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear e cuidar da casa ou do jardim, ou busque modalidades como a corrida de rua, a ginástica, a musculação, entre outras. Experimente, ache aquela modalidade que você goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento prazeroso e divertido. 

  • Mantenha seus exames de rotina em dia
    É importante a realização periódica de exames. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado, seguir as orientações médicas e o tratamento indicado. 

  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.

  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar (inclusive nos lábios). 
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Fonte: Secom/TRT-RS com informações do Inca e do Hospital Moinhos de Vento
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista