Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/08/2020 13:51. Atualizada em: 25/08/2020 13:51.

Novos juízes titulares da 4ª Região tomam posse em solenidade por videoconferência

Visualizações: 13
Início do corpo da notícia.

posse 4 juizes google meet.pngPela primeira vez na história, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região deu posse a magistrados em uma solenidade realizada a distância, por vídeo. A cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira (25), pela ferramenta Google Meet, com a presença virtual de aproximadamente 60 pessoas, entre magistrados, servidores e familiares dos empossandos.

Tomaram posse, na ocasião, os juízes Maria Cristina Santos Perez (promovida por merecimento, para a 3ª Vara do Trabalho de Erechim), Aline Doral Stefani Fagundes (promovida por antiguidade, para a 2ª Vara do Trabalho de Bagé), Nivaldo de Souza Júnior (promovido por merecimento, para a 4ª Vara do Trabalho de Rio Grande) e Maurício de Moura Peçanha (promovido por antiguidade, para a 1ª Vara do Trabalho de Santa Rosa).

A solenidade foi conduzida pela presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, e seguiu o rito normal das cerimônias do tipo, com as leituras dos termos de posse e de compromisso, além de discursos.

08.24 - juízes 810p.png
Juízes Maria Cristina, Aline, Nivaldo e Maurício

As juízas Maria Cristina e Aline fizeram pronunciamentos em nome dos quatro empossandos. Em sua fala, Maria Cristina destacou que a sociedade precisa de menos individualismo e mais solidariedade e empatia, a caminho de uma cultura de paz. “Mas como pensar em cultura de paz? Esta busca só será possível se pensarmos em educação, com participação democrática, fluxo de informações, inclusão digital, igualdade de gênero e raça, em um mundo sustentável. Nós como atores da própria história escrita no coletivo: com confiança, cooperação, decisões responsáveis e colaboração! Dessa forma, pretendo seguir a minha caminhada, sempre respeitando a Constituição, as leis da República e a necessidade de pensar no outro”, refletiu. A magistrada também fez agradecimentos a familiares, professores, amigos, servidores e advogados. 

Ao fazer uso da palavra, a juíza Aline Fagundes destacou que ela e os três colegas tomam posse como titulares no momento em que o mundo precisa se reinventar, e que a Justiça do Trabalho vem desempenhando fundamental papel nesse contexto. “Em um espaço de pouquíssimos dias esse tribunal freou uma gigantesca locomotiva e quase imediatamente a colocou em movimento de novo sobre novos trilhos. O impacto dessa mudança ainda não conhecemos integralmente, mas vamos enfrentá-lo com a mesma convicção que enfrentamos todas as turbulências pelas quais já passamos”, afirmou. A magistrada também agradeceu a todos os magistrados e servidores com quem trabalhou nesses 15 anos de carreira de juíza, uma caminhada de muito aprendizado, segundo ela. Os juízes Nivaldo e Maurício, que concederam a palavra às duas colegas para representá-los no espaço de fala, também registraram agradecimentos pessoais.

Ao final da cerimônia, a presidente Carmen Gonzalez registrou que a distância não retirou a importância daquele momento. “Este dia fica marcado na vida de vocês. Um longo e belo caminho já foi percorrido. Em nome da Administração e de todos os magistrados e servidores, desejo muito sucesso e êxito na nova etapa”, declarou a desembargadora.

Conheça a trajetória dos novos juízes titulares da 4ª Região:

Natural de Porto Alegre, Maria Cristina Santos Perez passou a fazer parte da magistratura do TRT-RS em 20 de agosto de 2007. Como juíza substituta lotada em unidade judiciária, atuou nas circunscrições da 3ª VT de Caxias do Sul (2011 a 2012), 2ª VT de Canoas (2012 a 2013) e 12ª (2013 a 2016) e 24ª (2016 até hoje) VTs de Porto Alegre. Atualmente, está convocada para atuar na coordenação do Juízo Auxiliar de Execução e Precatórios (JAEP) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do 1º Grau.

Aline Doral Stefani Fagundes é natural de Oakland, nos Estados Unidos. Tomou posse na magistratura trabalhista gaúcha em 23 de setembro de 2005. Como juíza substituta lotada em unidade judiciária, atuou nas circunscrições da 3ª VT de Porto Alegre (2012 a 2014), 2ª VT de São Leopoldo (2014 a 2017) e no Posto Avançado de São Sebastião do Caí (2017 até hoje). Atualmente, está convocada para atuar na coordenação do Juízo Auxiliar de Execução e Precatórios (JAEP) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do 2º Grau.

Nivaldo de Souza Júnior nasceu em Pelotas/RS, tendo ingressado no quadro de juízes do TRT-RS em 5 de setembro de 2007. Como juiz substituto lotado em unidade judiciária, tem atuado na 4ª VT de Pelotas desde 2014.

Nascido em Porto Alegre, Maurício de Moura Peçanha foi empossado juiz do TRT-RS em 29 de novembro de 2005. Como juiz substituto lotado em unidade judiciária, atuou de 2012 a 2017 na VT de Osório. Após breve passagem no PAJT de São Sebastião de Caí, atua desde de 2017 na 3ª VT de São Leopoldo.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista