Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/04/2020 14:02. Atualizada em: 24/04/2020 15:02.

Dia Internacional do Jovem Trabalhador: TRT-RS e entidades parceiras estão engajadas em iniciativas para garantir trabalho digno à juventude

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.
09 - Pescar Segunda Turma810p.jpg
Alunos da turma 2018 do Projeto Pescar na sala de aula

Nesta sexta-feira, 24 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para incentivar a participação qualificada e segura da juventude no mercado de trabalho.

Conforme estatísticas da OIT, os jovens têm três vezes mais chances de estarem desempregados do que os adultos. Além disso, a cada quatro jovens que estão atuando, três trabalham em empregos informais. Nos países emergentes e em desenvolvimento, 16,7% dos jovens trabalhadores vivem com rendas inferiores à linha da extrema pobreza. 

No Brasil, segundo dados do IBGE, aproximadamente 2,5 milhões de menores entre 5 e 17 anos trabalham, embora a legislação proíba as atividades laborais para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendizes. Até os 18 anos, é vedado o trabalho em atividades noturnas e perigosas. Porém, grande parte dos jovens de 14 a 17 anos ocupados está em situação irregular. No mundo, em 2018, cerca de 73 milhões de menores de idade trabalhavam em ocupações perigosas, como agricultura, mineração, construção civil e fábricas com condições precárias. 

Para modificar essa realidade, o TRT-RS, em conjunto com entidades parceiras, participa de diversas iniciativas. Entre elas, um exemplo de destaque é o convênio com o Projeto Pescar, que proporciona qualificação profissional e desenvolvimento pessoal a jovens de 16 a 19 anos em situação de vulnerabilidade social. A comunidade jurídico-trabalhista do Pescar também conta com a participação do Ministério Público do Trabalho do RS (MPT-RS), da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), e da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS).

Leia neste link um informativo que conta a história de sucesso dessa parceria que iniciou em 2017. O texto inclui o depoimento de quatro ex-alunos que tiveram suas vidas transformadas pelo projeto e agora, com o ingresso na universidade, dão novos passos para realizar seus sonhos. O material foi produzido pelos gestores regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-RS.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista