Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/11/2019 11:36. Atualizada em: 21/11/2019 11:36.

Juíza Anita Lübbe fala no Coleprecor sobre a importância da preservação da memória da Justiça do Trabalho

Visualizações: 14
Início do corpo da notícia.

21---Juiza-Anita-Lubbe-no-Coleprecor-2.jpgPreservar a história contata por meio dos processos trabalhistas foi um dos assuntos debatidos por presidentes e corregedores dos TRTs na reunião de novembro do Coleprecor. As discussões ocorreram no contexto da apresentação da juíza Anita Lübbe, que atua na 4ª Região (RS) e é presidente Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra).

Em sua fala, a magistrada falou da importância da preservação por assegurar, para a posteridade, o registro histórico de uma determinada época.

Com o advento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), ela apontou que os desafios se modificam. “Se o físico não cresce mais, no eletrônico temos cerca de 5 milhões de processos em andamento e 13, 14 milhões arquivados”, destacou, acrescentando que não existe, até o momento, uma ferramenta de gestão documental.

Nesse sentido, ela falou sobre algumas iniciativas, como a adotada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, que buscou uma ferramenta eletrônica para fazer esse trabalho a partir de informações chaves fornecidas, a um custo muito baixo.

Físicos

Em relação aos processos físicos, ela lembrou ser importante repensar a sistemática de descartes. Nesse ponto, defendeu a necessidade da existência de pessoal técnico capacitado para analisar e eleger quais casos precisam ser guardados. “Cada processo é uma história e tem o seu valor conforme a pergunta a ser feita, dependendo do profissional que irá analisá-lo”, destacou.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações e foto da Ascom/TRT23
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista