Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 22/05/2019 10:28. Atualizada em: 22/05/2019 10:28.

Biblioteca do TRT-RS passa a se chamar Biblioteca José Luiz Ferreira Prunes

Visualizações: 15
Início da galeria de imagens.
Desembargador homenageado (a esquerda na foto) lançou obra na biblioteca do TRT-RS, em 2009
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Por deliberação do Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), a biblioteca da Instituição passará a chamar-se Biblioteca José Luiz Ferreira Prunes. O desembargador homenageado, falecido em março deste ano, atuou na magistratura trabalhista gaúcha por quase 30 anos, de 1965 a 1994. Ele foi ainda professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente do TRT-RS no biênio 1992-1993.

O desembargador Prunes nasceu na cidade de Alegrete, em 1935. Ele se formou em direito na UFRGS em 1961 e foi nomeado para o cargo de juiz substituto em maio de 1965. Em novembro do mesmo ano, foi promovido a juiz do trabalho presidente de Junta de Conciliação e Julgamento (atual cargo de juiz titular). Ele atuou a partir de então nas cidades de Cruz Alta, Cachoeira do Sul, São Leopoldo, Canoas e Porto Alegre, até o ano de 1986, quando foi promovido a juiz togado (atual cargo de desembargador do Trabalho). Atuou no Tribunal até fevereiro de 1994, quando se aposentou.

A atribuição de nomes às dependências dos prédios da Justiça do Trabalho gaúcha é regulamentada pela Resolução Administrativa nº 10/2015, que permite homenagear pessoas que tenham trabalhado em prol do Judiciário Trabalhista. Uma vez aprovada a proposta, o nome deve ser encaminhado à Seção de Bens Imóveis, que é responsável pelo registro e acompanhamento de tais homenagens.

Amante dos livros, o desembargador Prunes foi, também, assíduo defensor da biblioteca do TRT-RS como ferramenta para facilitar o estudo e a prática do Direito do Trabalho. A iniciativa para honrar o magistrado partiu da Presidência do TRT-RS. “O professor Prunes foi presidente do TRT-RS de 1992 a 1993 e professor na UFRGS por mais de 30 anos. Fui sua aluna em 1973 e convivi com ele por longos anos no TRT-RS. Posso dizer que o ele era um gentleman”, declarou a atual presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, por ocasião do seu falecimento.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
bibliotecaaconteceaposentados
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista