Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/09/2018 12:01. Atualizada em: 27/09/2018 14:23.

Seus órgãos podem salvar até oito vidas. Já informou sua família se você é doador?

Visualizações: 34
Início do corpo da notícia.
27-ViaVida-Edinalva-e-Benta.jpg
Edinalva (com a irmã, Benta) aguarda um pulmão.

A piauiense Edinalva dos Santos Costa, 28 anos, recebeu ainda criança o diagnóstico de bronquioecstasia. A doença rara e crônica causa dilatação permanente dos brônquios, trazendo complicações respiratórias.  Há três anos, o quadro de Edinalva piorou e ela passou a depender de um aparelho de oxigênio. O tratamento clínico já não funciona mais. Sua esperança é receber o quanto antes do hospital a notícia de que apareceu um pulmão compatível. Um órgão de alguém que infelizmente estará perdendo a vida, mas dando a outras pessoas a última chance de seguirem em frente. “O doador não morre totalmente. Ele fica vivo em outro corpo, renascerá em outra pessoa. E a gratidão do receptor será eterna”, diz Edinalva.

A jovem é uma hóspede da Pousada Solidariedade, administrada pela ONG ViaVida, de Porto Alegre. A casa acolhe gratuitamente pessoas recém-transplantadas ou que estão em lista de espera por um órgão, vindas de diferentes regiões do Brasil.  A maioria dos hóspedes, cerca de 60%, são crianças e adolescentes.  O apoio à ONG ViaVida é uma das ações do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) durante o “Setembro Verde”, movimento nacional que promove a importância da doação de órgãos. Ao longo do mês, o Prédio-Sede do TRT-RS também está iluminado com essa cor.  Hoje, 27 de setembro, celebra-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.

Na fila para receber um novo pulmão, Edinalva chegou à Pousada Solidariedade em dezembro do ano passado. De Teresina também veio sua irmã, Benta, para lhe acompanhar. Segundo Edinalva, o acolhimento lhe dá segurança e conforto para seguir o tratamento longe de casa.

27-ViaVida-Kaio.jpg
Kaio (com a mãe, Tatiane) está na espera de um rim.

Do Nordeste, também desembarcou na Pousada o menino Kaio Rodrigues Brás, 7 anos, acompanhado da mãe Tatiane. Ela conta que, até dezembro do ano passado, o filho levava uma vida normal e ativa, sem nunca ter adoecido. A família é natural da Paraíba, mas morava no Rio de Janeiro. De férias no período de Natal e Ano Novo, foram visitar familiares na cidade paraibana de Lagoa Grande. Lá, Kaio começou a inchar nas pernas e na barriga. Tatiane e o marido levaram o filho a um hospital, onde exames constataram alteração nos rins de Kaio. Em outra consulta, na capital João Pessoa, veio a notícia de que os rins haviam paralisado. O menino começou a fazer hemodiálises, e a família estava na esperança de que o problema fosse passageiro. Mas, após alguns meses de tratamento, o quadro não melhorou. A médica que diagnosticou a insuficiência renal crônica de Kaio o encaminhou para o Hospital Santo Antônio, de Porto Alegre, para um transplante de rim. Mãe e filho chegaram à Pousada Solidariedade em 7 de agosto. O pai permaneceu na Paraíba – a família não voltou mais ao Rio de Janeiro. Enquanto aguarda o novo órgão, Kaio faz diálise (um procedimento para filtragem do sangue) todas as noites, por 12 horas e meia, no seu quarto da Pousada.

27-ViaVida-Gabriela.jpg
Gabriela e a mãe, Joicinete. A menina aguarda um rim.

Um novo rim também é esperado por Gabriela Pinto dos Santos, 16 anos. Ela chegou à Pousada Solidariedade no último mês de junho, vinda de Macapá (AP), com a mãe Joicinete. Acometida de insuficiência renal crônica, ela destaca a importância da doação de órgãos. “Uma vida pode salvar outras oito”, relembra. E isso é fato: os órgãos que podem ser aproveitados após a morte encefálica de uma pessoa são o coração, os dois pulmões, o fígado (que pode ser dividido em dois), os dois rins e o pâncreas, beneficiando até oito receptores. Mas, evidentemente, o número de órgãos saudáveis para aproveitamento depende de cada caso. Também é possível doar e transplantar tecidos, como córneas, osso, pele e esclera (parte branca do olho) e, no caso de doação intervivos, medula óssea e sangue. Ainda existe o transplante de intestinos, porém o procedimento ainda não foi realizado no Brasil.

O amapaense Rischarles Furtado Marques, 17 anos, ganhou um novo rim no último dia 8 de maio. Ele estava hospedado desde 1º de abril na Pousada quando apareceu o rim compatível com o seu organismo. Atualmente, Rischarles faz o tratamento para evitar a rejeição do novo órgão. Ele e a irmã Lídia elogiaram o acolhimento da equipe da casa, que lhe ajudou e continua lhe ajudando muito nesta batalha.

Para Deise Zalsizeki Pereira, de Içara (SC), a convivência com pessoas que passam pela mesma dificuldade fortalece as famílias que se hospedam na Pousada. Ela está acompanhando seu pai, Adair Alcides Pereira, 61 anos, que no último dia 17 de julho passou pelo segundo transplante de rim. O procedimento foi bem sucedido, porém Adair contraiu uma infecção recentemente. Ele precisou retornar ao Hospital São Lucas da PUCRS e a família conta novamente com o suporte da Pousada. “É notório o esforço da ONG em nos proporcionar conforto nesse momento difícil.  As condições de estrutura, alimentação e higiene da casa são muito boas. A equipe também se preocupa com a segurança dos deslocamentos dos pacientes até os hospitais”, elogia Deise.

27-ViaVida-Rischarles.jpg
Rischarles (com a irmã, Lídia) ganhou um novo rim em 8/5.
27-ViaVida-Deise.jpg
Deise acompanha o pai Adair, transplantado de um rim.

A Pousada Solidariedade fica localizada na Rua São Mateus, nº 815, bairro Jardim do Salso, na Capital. A casa tem capacidade para abrigar 10 hóspedes e 10 acompanhantes. São pessoas oriundas de outras cidades e estados, que desembarcam em Porto Alegre com a esperança de uma nova vida. A capital gaúcha é referência nacional em transplantes de órgãos, ao lado de São Paulo. Por isso, hospitais da sua rede pública – Complexo Santa Casa, Hospital de Clínicas, Instituto de Cardiologia, São Lucas da PUCRS e Ernesto Dornelles – recebem pacientes de todo o Brasil, especialmente dos estados onde não é realizado esse tipo de cirurgia. Os procedimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a Pousada Solidariedade hospeda pessoas do Piauí, Amapá, Paraíba, Acre, Distrito Federal, Santa Catarina e do interior do Rio Grande do Sul.

27-ViaVida-Fachada.jpgOs hóspedes chegam à Pousada por meio dos setores de Assistência Social dos hospitais, que fazem uma análise socioeconômica dos doentes. Aqueles que não têm condições de se manter em Porto Alegre para aguardar o transplante ou fazer o tratamento pós-cirurgia são encaminhados para a ONG ViaVida.

Na Pousada, o hóspede e seu acompanhante ganham acomodação, itens de higiene e alimentação básica, orientada por nutricionistas dos hospitais, além de serviços de apoio pedagógico e psicológico, oficinas de artesanato, informática e outras que o voluntariado proporciona. Também são acompanhados por uma assistente social.  Os procedimentos necessários para os tratamentos e as medicações ficam sob a responsabilidade do acompanhante. A casa mantém um relacionamento próximo com os hospitais, facilitando o contato em caso de necessidades dos doentes.  

A Pousada Solidariedade e a ViaVida são mantidas por parceiros e doações. Colaborações em dinheiro podem ser depositadas na seguinte conta bancária:

Banco Banrisul
Agência: 1167
Conta Corrente:  06.008585.0-0
CNPJ: 04.043.606/0001-65
Nome: VIA Pró-Doações e Transplantes

Também são muito bem-vindos na Pousada itens como alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, agasalhos (principalmente para hóspedes vindos do Norte e Nordeste, que geralmente não têm roupas quentes suficientes para suportar o frio gaúcho), cobertores, roupas de cama e toalhas. O TRT-RS disponibiliza quatro pontos de coleta desses itens: 

  • Dois no Foro Trabalhista de Porto Alegre: na Galeria do Prédio 1 e no Térreo (na frente do Protocolo);
  • Dois no Prédio-Sede: no Saguão e na entrada pela Rua Marcílio Dias (próximo à guarita)

04-ONGViaVida-Coletivo.jpg
Hóspedes da Pousada Solidariedade

A ViaVida ainda recebe contribuições pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança). No site do Fundo, pessoas físicas podem destinar até 6% do seu Imposto de Renda, e pessoas jurídicas, 1%. O valor da contribuição é deduzido no Imposto a Pagar, podendo a pessoa recebê-lo em restituição.  Por exemplo, se o contribuinte tem R$ 1 mil a pagar de IR, poderá doar R$ 60 e ser restituído desse valor, corrigido pela taxa Selic. Essa doação deve ser feita até o último dia útil do ano-base da declaração. No momento de preencher o campo “Doações Efetuadas”, no modelo completo de declaração, a pessoa deve informar que a colaboração foi destinada ao Funcriança, e não à ONG. Na prática, é o contribuinte escolhendo a destinação de parte do seu imposto de renda para a entidade.

Transplantes no RS

Conforme dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, foram realizados neste ano, até 31 de julho, 403 transplantes de órgãos e 629 de tecidos, no Estado. Foram 137 doadores que proporcionaram a essas pessoas uma nova chance de viver com saúde.  

Até 31 de julho, havia 1.429 pessoas na fila de espera por órgãos, e outras 190 aguardando tecidos, no Rio Grande do Sul. Em média, 43% das famílias negaram a doação de órgãos dos seus entes falecidos, no Estado. Boa parte alega que nunca conversou com o parente sobre sua condição de doador ou não. 

A possibilidade de registro da condição de doador na carteira de identidade foi excluída da legislação brasileira em 2001. Hoje, é a família quem decide. Daí a importância de todas as pessoas informarem seus familiares se são doadoras de órgãos e tecidos.

Além da falta de diálogo sobre o assunto nas famílias, a presidente da ONG ViaVida, Lucia Elbern, acredita, com base na sua experiência, haver outros motivos para as negativas. Um deles é o mau atendimento que muitas vezes ocorre na rede pública de saúde. “Se o parente que faleceu foi mal atendido, dificilmente a família autorizará a doação”, observa a presidente da ONG. Outra razão é que a retirada dos órgãos pode atrasar atos fúnebres, especialmente em cidades onde não há médicos habilitados para o procedimento, sendo necessário aguardar a chegada de um especialista da Capital. Então, as famílias às vezes optam em não doar por conta dessa demora. O terceiro motivo apontado por Lucia é a carência de capacitação de alguns profissionais da saúde que entrevistam as famílias após a morte do parente, momento em que elas são consultadas sobre o interesse na doação dos órgãos.

Segundo Lucia, se o indivíduo declarou aos parentes ser doador de órgãos, a família sempre atende esse seu último desejo. Mas muitas pessoas afirmam não ser doadoras, com receio de que seus órgãos sejam retirados enquanto estiverem vivos, durante o atendimento no hospital. “Esse medo infelizmente é muito comum, devido à falta de informação. A retirada dos órgãos segue um protocolo rigoroso. Só é feita após a realização de todos os exames de três diagnósticos confirmativos de morte encefálica exigidos pela lei, com intervalos entre um e outro. A morte encefálica significa que o cérebro não tem nem uma gota de sangue passando. É um quadro irreversível. Quando chega esse estágio, os demais órgãos começar a parar em poucos minutos, por isso são colocados aparelhos para circulação do sangue nos órgãos, o que permite a doação”, explica Lucia.

Mais sobre a ViaVida

04-ONGViaVida-Marca.jpgA história da ViaVida iniciou em 1999. Martin, filho de Lucia, teve uma insuficiência renal aguda e entrou na lista de espera por um órgão, recebendo um novo rim aos 16 anos de idade – hoje com 35, Martin vive com saúde e recentemente tornou-se pai da menina Lara, nascida no início de agosto. Percebendo a necessidade de ampliar a conscientização da sociedade acerca da importância da doação de órgãos, Lucia e outros voluntários começaram a realizar diversas atividades com esse propósito. O trabalho resultou na fundação da ONG ViaVida, em 29 de junho de 2000.

Além da Pousada Solidariedade, a ViaVida promove diversas ações de conscientização em escolas, empresas, feiras, congressos, sinaleiras e outros espaços. A entidade tem uma equipe de 75 voluntários, de diferentes idades e formações profissionais, que se dividem em vários grupos de trabalho: organização de eventos de disseminação da causa e outros beneficentes, gestão da pousada, palestras, divulgação e outros. Uma das voluntárias é a juíza do Trabalho aposentada Noêmia Gensas, responsável por pedir o apoio do TRT-RS à causa.

O foco das ações é a sensibilização sobre a importância da doação de órgãos. Mas, desde 2006, a ONG também tem conversado com as pessoas sobre cuidados com a saúde, a fim de diminuir a fila de espera por um novo órgão. “Muitas doenças que levam à necessidade de um transplante são adquiridas ao longo da vida por conta de maus hábitos, em vez de serem autoimunes ou de origem genética. Por isso, a prevenção é importante”, alerta Lucia.

Contatos da ONG

Página no Facebook
Endereço: Rua São Mateus, 815, bairro Jardim do Salso. Porto Alegre.
Telefone: (51) 3333-4519
E-mail: via@viavida.org.br
Site: www.viavida.org.br
Instagram: @viavidadoacoesetransplantes

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
campanha
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista