Presidente Vania presente na cerimônia comemorativa ao centenário da Escola Presidente Roosevelt
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, participou da cerimônia que marcou a comemoração do centenário da Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt, localizada na Rua Botafogo, 396, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A solenidade, conduzida pela diretora da Escola, Mariza Marques, ocorreu na noite de quarta-feira (4/7), na sede do colégio, com a presença de professores e alunos de ontem e hoje.
Acesse fotos do evento.Abre em nova aba
Dirigindo-se ao público presente, a ex-aluna Vania Mattos registrou seu orgulho e agradecimento em ter podido contar com uma educação pública de qualidade, desde o jardim de infância até sua formatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Temos que preservar a excelência das escolas públicas, do ensino público, da dedicação dos professores”, defendeu. Elogiou a diversidade social proporcionada pelas instituições de ensino públicas aos estudantes: “ganha-se formação, informação e uma escola de vida”.
“Se cheguei a algum lugar, foi graças ao esforço dos meus professores”, constatou, “nesta escola de altíssima qualidade”. “Todos têm essa chance, desde que estudem e se dediquem, e que seja preservada a educação pública e, principalmente, o respeito pelos professores, que deve vir de governantes e alunos em igual medida”. Declarando sua felicidade por estar ali, Vania concluiu parabenizando a todos e desejando à Escola “mais cem anos de sucesso”.
O chefe de gabinete da Presidência do TRT-RS, servidor José Rudimar Aita, outro ex-aluno da instituição, também participou do evento.
A Escola
Conforme explica Diego Recoba, vice-diretor do turno da noite e também professor de História, e que teve oportunidade de pesquisar os arquivos da instituição, a Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt inaugurou sua atual sede, na Rua Botafogo, em 1957. Antes, funcionava em sede localizada na esquina das avenidas Getúlio Vargas e Bastian, desde sua inauguração, em 1918: à essa época, a instituição era o “Colégio Elementar 13 de Maio”.
O nome atual, em homenagem ao chefe de estado norte-americano, foi dado em 1945, em solenidade no Grande Hotel, no centro da cidade, inclusive com a presença de militares estadunidenses veteranos da 2ª Guerra Mundial, dentre os quais o general Mark W. Clark, comandante de tropas aliadas que combateram na Campanha da Itália, dentre as quais a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Diego destaca o simbolismo da escolha do nome da escola (Franklin Delano Roosevelt, meses após sua morte) e da data de inauguração, 4 de julho (Dia da Independência do Estados Unidos), evidente aproximação entre os países que deve ser contextualizada pela perspectiva da Política de Boa Vizinhança, promovida então pelos norte-americanos.
Hoje, a Escola oferece formação para mais de mil jovens, nos três turnos.