V Fórum Mundial de Juízes é lançado em Belém
A palestra “Para Pensar o Papel do Juiz no Mundo Contemporâneo” proferida pelo psicanalista e professor universitário, Agostinho Ramalho Marques Neto, marcou, no último dia 28, o lançamento do V Fórum Mundial de Juízes, que acontecerá em Belém, de 23 a 25 de janeiro de 2009, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O lançamento do V FMJ, no auditório Aloysio Chaves, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, reuniu magistrados, desembargadores, advogados, procuradores de justiça, promotores e estudantes.
Entre as autoridades que participaram do lançamento estiveram o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Mozart Valadares; o vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, João Ricardo dos Santos Costa; o desembargador Gabriel Napoleão, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Oitava Região (Amatra 8); o juiz Paulo Roberto Vieira, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa); o juiz César Mattar Júnior, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará; o representante da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Arthur Chaves; a representante da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra), Madalena Telesca; a presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Albanira Bemerguy e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Pará), Angela Sales. Na ocasião, foi apresentado o site oficial do V Fórum Mundial de Juízes: www.forumjuizes.org.
Em sua palestra, o professor Agostinho Ramalho, fez uma breve abordagem da chamada "globalização neoliberal", típica do mundo contemporâneo e como pensar a presumida "neutralidade" do magistrado, num mundo sujeito às determinações do ideário neoliberal.
O presidente da AMB, Mozart Valadares, elogiou as entidades organizadoras do Fórum pela iniciativa de trazer o evento para a Amazônia, região que concentra temas de interesse internacional, como questões relacionadas à violência no campo e agressões ao meio ambiente que são preocupações de toda a humanidade e que poderão ser discutidos por representantes do Poder Judiciário mundial”, conclui.
V FMJ - Com o tema central “Judiciário, Meio Ambiente e Direitos Humanos”, o V Fórum Mundial de Juízes será realizado pela primeira vez em Belém e em toda a região Norte, e tem o objetivo de promover a identificação dos países com a luta por um judiciário democrático e preocupado com a inclusão social. O evento acontece, simultaneamente, ao Fórum Social Mundial, que também será realizado em Belém, em janeiro de 2009.
“O Fórum será um espaço onde os juízes poderão fazer ecoar a voz dos excluídos e as insatisfações que permeiam nossa sociedade”, afirmou o presidente da Amatra 8, Gabriel Napoleão Veloso, que destacou ainda a satisfação dos magistrados do Pará em trazer para Belém o V Fórum Mundial de Juízes. Segundo ele, o lançamento representa o começo de uma grande jornada para o encontro que era previsto para ocorrer na Itália, mas que, devido às articulações de juízes paraenses, impulsionados pelo Fórum Social Mundial, foi conquistada a incumbência de realizar o evento em Belém, trazendo para a cidade grandes personalidades da área jurídica mundial.
CONFIRA ALGUNS DOS PALESTRANTES JÁ CONFIRMADOS
CONSUELO YOSHIDA: Desembargadora Federal – Tribunal Regional da Terceira Região (SP)
ELIANA CALMON: Ministra do Superior Tribunal de Justiça
EUGÊNIA AUGUSTA GONZAGA FÁVERO: Procuradora da República no Estado de São Paulo
GIANCARLO CAPALDO: Procurador da República, em Roma
JUAN GUZMAN - juiz aposentado do Chile, personagem importante na história da ditadura do Chile
MARIA ESTHER MARTINEZ QUINTEIRO: Membro da Anistia Internacional e Doutora da Universidade de Salamanca (Espanha) e da Universidade de Sourbone (França)
MARLON ALBERTO WEICHERT: Procurador Regional da República no Estado de São Paulo
VITO MONETTI: Presidente Associação dos Magistrados Europeus para a Democracia e Liberdades (Medel)
As inscrições para o V Fórum Mundial de Juízes serão abertas a partir do mês de setembro. Informações pelo e-mail: contato@forumjuizes.org ou pelo site www.forumjuizes.org. Telefone: (091) – 30819631 / 32492074.