Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/09/2008 00:00. Atualizada em: 05/09/2008 00:00.

BOLETIM (4ª Turma): Contribuição Sindical Rural pode ser cobrada do adquirente de propriedade rural

Visualizações: 5
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'06"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

O fato gerador da Contribuição Sindical Rural corresponde à realidade do imóvel rural em 1º de janeiro de cada ano. Mas, se o imóvel for alienado, sem o pagamento da Contribuição ou acertamento no título de alienação dominial, a responsabilidade é sub-rogada ao adquirente. Com base nesse entendimento, a 4ª Turma do TRT gaúcho negou provimento a recurso da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em ação monitória.

De acordo com  o relator, Desembargador Ricardo Tavares Gehling, alienado o imóvel posteriormente a essa data, sem o cumprimento da obrigação tributária, o sujeito passivo é o adquirente-sucessor. A decisão do Tribunal teve como fundamento o art. 5º da Lei nº 9.393, de 12/12/1996, que dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, e art. 130 do Código Tributário Nacional. Da decisão cabe recurso.( Proc. N. 00172-2008-103-04-00-4 RO)

 

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista