Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/09/2008 00:00. Atualizada em: 10/09/2008 00:00.

BOLETIM (7ª Turma): Não se exige depósito prévio de multa para interposição de recurso administrativo

Visualizações: 5
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'35"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

É incabível a exigência de depósito prévio de multa aplicada pelo Ministério do Trabalho para conhecimento de recurso administrativo. Em recente decisão dos Desembargadores da 7ª Turma do TRT-RS, o Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado de Porto Alegre (OGMO/POA) teve reconhecido o direito ao seu recurso ordinário, o qual foi indeferido em sentença do Juízo da 12ª Vara do Trabalho de Porto Alegre  pela ausência de depósito prévio de multa. O OGMO foi autuado pelo Ministério do Trabalho por quatro infrações às normas regulamentadoras do trabalho portuário.

Segundo a relatora do acórdão no Tribunal, Desembargadora Dionéia Amaral Silveira, o Supremo Tribunal Federal (STF) tinha o entendimento de que a exigência legal de depósito prévio instituído pelo artigo 636 da CLT não violava o inciso LV do artigo 5° da Constituição Federal, o qual assegura aos litigantes em processo judicial ou administrativo o contraditório e a ampla defesa. A relatora ressalta, porém, que tal posicionamento foi revisto pelo STF, que passou a considerar a exigência prévia do depósito da multa uma ofensa ao artigo 5° da CF.

O Tribunal deu provimento ao recurso do OGMO, determinando o seguimento aos recursos interpostos nos processos administrativos. Da decisão, cabe recurso. (Processo 00933-2007-012-04-00-0 RO)

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista