Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 07/10/2008 00:00. Atualizada em: 07/10/2008 00:00.

BOLETIM (1ª Turma): Enquadramento na categoria sindical é condição para cobrança da contribuição

Visualizações: 6
Início do corpo da notícia.

Para ouvir a reportagem (1'23"), clique no ícone de áudio, acima, à direita do título.

“Na hipótese dos autos, não há qualquer prova de que o réu esteja enquadrado na categoria de empresário rural”. Esse é um dos motivos que levaram a 1ª Turma do TRT-RS a negar provimento ao recurso ordinário interposto pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA) contra decisão da 2ª Vara do Trabalho de Santa Cruz do Sul.

O recurso derivou do fato de o Juízo de 1º grau ter extinguido a ação monitória para a cobrança de contribuição sindical sem resolução do mérito. Para corroborar essa avaliação, a Relatora no Tribunal, Desembargadora Ione Salin Gonçalves, descreveu como a legislação define o empresário ou empregador rural (categoria abrangida pela CNA), acrescentando que as provas apresentadas não permitem atribuir essa condição ao reclamado.

A magistrada reiterou ter havido ausência de notificação, pois a publicação do edital, ainda que seja possibilidade prevista na Consolidação das Leis do Trabalho, não afasta a exigência de notificação prevista no Código Tributário Nacional. Ainda, entendeu não caber a conversão do procedimento monitório em procedimento ordinário de cobrança, pois a via monitória é a correta, além de caber ao Juiz de 1º grau uma eventual mudança. Da decisão cabe recurso. (Processo 00382-2007-732-04-00-6 RO)

Áudio da notícia - 01

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista